Parque Nacional do Catimbau | Pernambuco

Parque Nacional do Catimbau | Pernambuco

Parque Nacional do Catimbau | Pernambuco

Área do Parque Nacional do Catimbau | Pernambuco
62.554,00 (ha)

Clima
O CLIMA, NO PARQUE, É TROPICAL SEMI-ÁRIDO, COM TEMPERATURA MÉDIA ANUAL DE 23°C E PRECIPITAÇÃO MÉDIA DE 300 A 500MM ANUAIS.
Relevo
PRESENÇA DE GRANDES SERRAS ARENÍTICAS, COM DIVERSAS DENOMINAÇÕES LOCAIS.

Vegetação
A VEGETAÇÃO PREDOMINANTE É TÍPICA DA CAATINGA. NO ENTANTO, DEVIDO ÀS VARIAÇÕES DE RELEVO E MICRO-CLIMA, SÃO TAMBÉM ENCONTRADAS NO PARQUE ESPÉCIES DE CERRADO, DE CAMPOS RUPESTRES, DE MATA ATLÂNTICA E DE RESTINGA. É GRANDE A OCORRÊNCIA DE BROMÉLIAS E CACTOS EM TODA A ÁREA, BEM COMO AS PALMEIRAS BABAÇU E BURITI.


Fauna
SÃO CONHECIDOS, NO CATIMBAU, MAIS DE 150 ESPÉCIES DE AVES, COMO O PINTASSILGO - AVE ENDÊMICA DO NORDESTE BRASILEIRO E AMEAÇADA DE EXTINÇÃO -, A MARIA-MACAMBIRA E O PICA-PAUZINHO - AMBAS ENDÊMICAS DA CAATINGA - ALÉM DE ARARINHAS, CANÁRIOS, PAPAGAIOS E OUTRAS AVES COMUNS NO SERTÃO. OUTROS ANIMAIS ENDÊMICOS: O LAGARTO-DAS-ROCHAS E A LAGARTIXA-DE-KLUGE.

O Vale do Catimbau no grande sertão de Pernambuco, segundo pesquisadores e arqueólogos, pode ser considerado o segundo maior sítio arqueológico do Brasil, tanto pela quantidade de pinturas e inscrições quanto pelo valor histórico.

Todo este patrimônio pernambucano e brasileiro começou a ser protegido no dia 13 de dezembro de 2002, data em que foi criado o Parque Nacional do Catimbau. Com uma área de 62.300 hectares, o parque abrange os municípios de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga, numa região que integra geologicamente os patamares mais antigos da Bacia Sedimentar do Jatobá, que está situada na porção centro-sul de Pernambuco.

O vale do Catimbau, um pequeno povoado nas bordas do parque, está situado a 289 quilômetros de Recife, é o local indicado para começar a aventura no agreste. É na praça da vila onde se encontram os guias credenciados e habilitados a conduzir os visitantes pelas trilhas e mostrar as formações espetaculares encontradas nas rochas do vale. A origem do nome Catimbau tem várias versões, entre elas cachimbo velho e homem ridículo, prática de feitiçaria, mas a versão mais palpável seria “morro que perdeu a ponta”, considerando que os morros foram se erodindo com o tempo.

Parque Nacional do Catimbau | PernambucoA grande peculiaridade das formações areníticas do Catimbau, que diferem da própria Serra da Capivara e de outros sítios de composição arenítica, é a estrutura frágil das rochas que são facilmente esculpidas pela ação de chuvas e ventos. A proximidade com o litoral fortalece os ventos e gera características que fazem desta região uma galeria de esculturas a céu aberto, com formações que levam o visitante a viajar pelo imaginário e descobrir novas formas a cada ângulo do olhar.

Em Alcobaça, distante 32 km do vale, os apaixonados por inscrições rupestres vão se deparar com um gigantesco paredão com milhares de figuras e objetos mostrando toda riqueza cultural dos povos que passaram por ali. É lá também onde encontramos a simpática Cida, guardiã incansável das pinturas, que mesmo sem receber nada em troca, cuida, protege e guia os visitantes, explicando tecnicamente as tradições e os tipos de inscrição encontrados nas rochas. As trilhas pelo parque são muitas, algumas delas são obrigatórias como a Trilha das Torres, da Pedra da Concha e a do Cânion. As 3 são caminhadas leves, de poucas horas e muita beleza cênica. As paisagens enchem os olhos e impressionam, já no início da estrada a caminho do parque é possível visualizar uma grande rocha que desponta no meio do vale e que a cada quilômetro vai se transformando na figura de um cachorro. A pedra do Cachorro, como ficou conhecida esta imensa rocha, é facilmente visualizada quando se caminha pela trilha que leva as torres, onde é possível contemplar um dos mais bonitos entardecer do sertão pernambucano, ali o sol parece se dissolver na linha do horizonte. Na base das rochas que levam até as torres estão os “lapiais”, nome dado pelos guias, mas que não se encontra no dicionário, é mesmo difícil definir esta formação tão única. A primeira vista parecem sulcos feitos em baixo relevo na rocha e que despencam do alto de uma parede colossal em tons multicoloridos, com certeza a imagem mais impressionante do parque. Pelos mais diferentes cantos do Brasil, não se tem notícia de uma formação parecida e tão deslumbrante como esta. Na Pedra da Concha, chamada pelos antigos moradores como Pedra Pintada, estão as primeiras inscrições encontradas na região. O único lugar do vale onde as tradições Agreste e Nordeste podem ser observadas num mesmo painel. O parque ainda reserva surpresas aos visitantes, cemitérios indígenas, fontes de água cristalina, cânions e ainda tem como vizinhos os índios da etnia Kapinawá.

Parque Nacional do Catimbau | Pernambuco
Parque Nacional do Catimbau | Pernambuco
Parque Nacional do Catimbau | Pernambuco
Parque Nacional do Catimbau | Pernambuco
Parque Nacional do Catimbau | Pernambuco
Parque Nacional do Catimbau | Pernambuco

A vegetação desta área apresenta aspectos distintos por ser uma área de transição entre o Agreste e a Caatinga. Esta divisão é facilmente observada do Morro dos Breus, onde um grande aglomerado de rocha vai se desmanchando até atingir o solo. A partir daí é a grande caatinga que toma conta da paisagem. Ainda no Morro dos Breus, com quase 1.000 metros de altitude, os fortes ventos esculpiram nas rochas duendes, edifícios, silhuetas e objetos, a trilha circunda estas formações e coloca os visitantes em contato direto com desgaste causado pela ação de intempéries.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem