Parque Estadual Rio Negro Setor Sul | Amazonas


Parque Estadual Rio Negro Setor Sul | Amazonas

Floresta Amazônica - O Parque Estadual Rio Negro Setor Sul fica no estado do Amazonas, dentro dos municípios de Manaus e Novo Airão. O Decreto 16.497, de 2 de abril de 1995, estabeleceu a criação do parque. Ocupa uma área de 257.422 ha, ou cerca de 5 % da área destes municípios (11.401,058 km² e 37.771,246 km²).

Parque Estadual Rio Negro Setor Sul | Amazonas
Superfície
157.807 hectares.

Bioma
Amazônia 100%
Floresta Ombrófila Densa 100%
Protege parte das bacias dos rios Cuieiras e Tarumã-Mirim.

Estes rios e os igarapés Araras e Jaraqui, afluentes do Rio Negro, apresentam foz afogada e lagos alongados e pouco recortados. As principais formações vegetais são a Floresta de Igapó, a Floresta Densa de Terra Firme, a Campina e a Campinarana.

Parque Estadual Rio Negro Setor Sul | AmazonasAcesso
O parque fica a 40 km, pela margem esquerda do Rio Negro, do núcleo urbano de Manaus. Acesso apenas por via fluvial, saindo normalmente de Manaus.

Fauna
Bastante diversificada, destacando-se uma espécie de primata endêmico desta região, o Sauim-de-Coleira, do qual há registro das espécies Sauim midas, na margem direita do Cuieiras e Sauim bicolor na região Sul da unidade.

Possui sete comunidades em sua área, sendo Bela Vista do Jaraqui e Araras as mais populosas. Boa parte destas comunidades vivem da agricultura, da pesca de subsistência, da extração de madeira e do turismo, principalmente como condutores em trilhas na floresta.

http://www.megatimes.com.br
http://www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem