Parque Nacional do Pantanal | Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
O Parque Nacional do Pantanal ou Pantanal Matogrossense é um parque nacional situado a sudoeste de Mato Grosso, um estado do Brasil, protegendo o bioma do Pantanal. Com 136.028,00 hectares, tem o objetivo de proteger e preservar todo ecossistema pantaneiro, bem como sua biodiversidade, mantendo o equilíbrio dinâmico e a integridade ecológica dos ecossistemas contidos no Parque. O Parque Nacional Matogrossense é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira.
![Parque Nacional do Pantanal Parque Nacional do Pantanal](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVnr-9rxO8AvLu3ADNoDvFpVb-ijwNmenSD7r0JyF-RPFwj1KQ-FB-wbwhikofht2nM92AjDp-5kjgODI6MkgQM0zs4B-GRzRQRN7zdytMjFmXzoV9NLKgAdRvexFhX6glCK51IPChoTw/s1600/AA.jpg)
O Pantanal é resultado de uma grande depressão da crosta terrestre, de origem pré-andina, que formou um enorme delta interno, onde deságuam numerosos rios vindos do planalto.
Na estação das chuvas, essa depressão fica quase em sua totalidade inundada.
E nos períodos secos, transforma-se num pontilhado de pequenas lagoas, refúgio obrigatório de milhares de animais.
Situado no extremo oeste brasileiro, o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense representa a maior área periodicamente inundável do continente americano, além de concentrar as maiores e mais espetaculares populações da fauna silvestre neotropical. Por si só, essas características o tomam único no gênero, tendo sido sua área de conservação recentemente ampliada com a aquisição pela The Nature Conservancy de duas áreas próximas não-alagáveis, essenciais para a reprodução principalmente da fauna terrestre.
A vegetação é um prolongamento do ceifado brasileiro, também chamado de savana. Mas sofre influência, ao norte, da região amazônica, abrigando elementos característicos desses dois ecossistemas.
![Mapa do Parque Nacional do Pantanal Parque Nacional do Pantanal](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0eV6NkbcqiD2yXat-yP9tCLLLnD4_rbngArlfx390h0pNP9Q7KuEL3AOWsfz1kFxLLlhSpbykLBSx0htWHxx0X4i2CHbYuuD2dxKluOx6_2Qbj2TLWrEa3I0TRsEoQr4pRjvvvl36vIs/s1600/AA.jpg)
Com altura não superior a 20 metros, é comum se ver nas áreas menos alagadas grandes agrupamentos de buriti (Mauritia sp), além do típico cambará (Vochysia divergens), pau-d'alho (Galesia sp), aroeirinha (Astronium sp) e louros (Ocotea spp).
Por sua diversidade de ambientes e áreas de transição, o Pantanal guarda uma das faunas mais variadas do planeta.
Nas árvores mais altas habitam o jaburu (Jabiru mycteria), cabeça-seca (Mycteria americana) e maguari (Ardea cocoi), enquanto os remansos são comumente procurados pelas garças (Casmerodius albus), garças-reais (Pitherodius pileatus) e colhereiros (Ajaia ajaia).
Entre as aves maiores estão também a arara-azul (Anodorhynchus hiacynthinus) e diversas de rapina.
Destaque entre os répteis, o jacaré-do-pantanal (Caiman crocodillus yacare) ajuda a manter em equilíbrio os cardumes de piranhas (Pugocentrus spp, Pygopristis spp e Serrasalmus spp).
Enquanto nos locais mais inundados podem ser observados o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), capivara (Hydrochaeris hydrochaeris), lontra (Lontra sp) e ariranha (Ptenomura brasiliensis).
Nas águas dos rios ocultam-se o pintado (Pseudoplatystoma corruscans), dourado (Salminus maxillosus) e pacú (Piaractus mesopotamicus).
Em nos segmentos mais secos, podem ser vistos o tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), o esguio lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), onça (Panthera onca) e ema (Rhea americana).
A não-venenosa sucuri (Eunectes murinus) é a maior representante dos ofídios.
Clima
Com características tropicais continentais, a temperatura média varia de 23° a 25° C, com precipitação anual acima de 1.000 mm. O regime de chuvas é tropical, apresentando a época seca, de maio a setembro, e a chuvosa, de outubro a abril, sendo que em dezembro e fevereiro são considerados os meses mais chuvosos. A planície pantaneira facilita o pulso de frentes frias e fortes massas de ar polar para a região amazônica, podendo a temperatura chegar raramente, no pantanal, próximo a 0ºC; e com a atuação de massas de ar seco e quente alcançar até acima de 40ºC.Relevo
O pantanal como um todo, é caracterizado por uma enorme superfície de acumulação, de topografia bastante plana e frequentemente sujeita a inundações, sendo a rede de drenagem comandada pelo rio Paraguai.
Vegetação
![Pantanal Matogrossense Pantanal Matogrossense](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0f_elZ8x4Pl12UossvWHbitbR7RHR_IWe3-f3gq-v3SIltOCKSEtE1eGEPWuQX_jMIQLvUVULGXdwERRKm3vJo6Iv9NXEJkM8D233Xb8QSZnubYSlfcGYZo7peEYYLd_EkWsDZ0RjcJk/s1600/AA.jpg)
Fauna
O Pantanal Matogrossense é um dos ecossistemas mais produtivos do Brasil. As condições ambientais favorecem o estabelecimento de grande variedade de fauna. Pode-se observar fauna terrestre (capivara,lobo-guará, cervo-do-pantanal, jaguatirica, lontra, cutia), aves (garça moura, garça branca) e répteis (cobras, jacarés),etc.
História
![Parque Nacional do Pantanal Parque Nacional do Pantanal](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtj-oa1r0uzgPhmoFVyQT9Js_Fw74aESt6f1UpIFpbMs8oYUMdXy68iatmdOiHYPSw_IJPRhm6If3wxjEYNb9wCqKY0rBFXe_BEJpuwoGAQ8DDwhewXieJ_y1U0Au8oX-35Mv6bmo735M/s1600/AA.jpg)
www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br