ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) COSTA DOS CORAIS - AL/PE


Superfície
413.563 hectares.

Bioma
Ecosistemas Costeiros.
Floresta Atlântica

Peixe-boi

Esta unidade foi criada para garantir a conservação dos recifes coralígenos e de arenito, com sua fauna e flora; manter a integridade do habitat e preservar a população do Peixe-boi marinho (Trichechus manatus); proteger os manguezais em toda a sua extensão, situados ao longo das desembocaduras dos rios, com sua fauna e flora; ordenar o turismo ecológico, científico e cultural, e demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental e incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da diversidade cultural regional.

A unidade foi criada devido à presença da grande extensão de corais costeiros somado a remanescentes de manguezais ainda de grande relevância para o meio ambiente.


Acesso
Partindo de Maceió via AL-01 Norte - litoral, percorre-se uma distância 20 Km até chegar ao Rio Meirim (povoado de pescadores). Neste local inicia-se a APA, e daí a unidade segue pela área costeira por mais 220 Km, até a foz do rio Formoso em Pernambuco.

Os recifes de coral estão entre os mais impressionantes atrativos do litoral alagoano. Formam piscinas mar adentro, viveiros naturais de peixes coloridos, ouriços, estrelas-do-mar, conchas, esponjas.

Cidades que fazem parte: Paripueira, Barra de Sto. Antônio Porto de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga e Maragogi.

Também conhecida como Litoral Norte, possui um enorme potencial direcionado ao turismo ecológico, onde destacam-se os recifes de coral.

Peixe-leão-comum
Fonte: Ibama

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem