RESERVA BIOLÓGICA DE COMBOIOS - ES

Localização
Está localizada no litoral norte do estado do Espírito Santo, junto ao povoado de Regência, zona rural do município de Linhares.

Superfície
833 hectares.

Bioma
Ecossistemas costeiros.

Unidade de Proteção Integral.
Esta unidade foi criada para manter a diversidade biológica dos ecossistemas costeiros; preservar comunidades de restinga e a reprodução das tartarugas marinhas (Dermochelys coriacea e Caretta caretta) e proporcionar o desenvolvimento de pesquisa científica.


Tartaruga marinha

O acesso à Reserva, partindo-se de Vitória, pode ser feito através de dois caminhos:
  • 1) pela BR-101, seguindo até Bebedouro por 110 km, e daí por estrada de terra mais 38 km até o povoado de Regência; ou
  • 2) seguindo-se por cerca de 90 km pela ES-010 e mais 30 km em estrada de terra até a Reserva.

  • O percurso de Vitória à Reserva leva normalmente 2 horas.
  • O estado de conservação das rodovias citadas é regular.
  • A cidade mais próxima à unidade é Linhares que fica a 130 km da capital.

No mês mais quente a temperatura varia de 22 a 26 ºC e, nos meses mais frios (junho) a temperatura oscila entre 17 e 24 ºC. A precipitação varia entre 1.200 a 1.600 mm, sendo que os meses de chuvas são janeiro e fevereiro.

A unidade situa-se em áreas constituídas de depósitos sedimentares e de ambientes costeiros, caracterizando-se pelo relevo plano com cordões arenosos que formam feixes de restinga ressaltadas por saliências (diques), intercaladas por sulcos paralelos temporariamente inundáveis.

A unidade é formada por Mata de Restinga, Formação de Palmeiras e Formação Aberta de Clusia. Na Mata de Restinga destacam-se os seguintes gêneros: Lecythis, Piptadenia, Terminalia, Guatteria, Nectandra, etc. Através de um levantamento rápido de aves, sabe-se da existência de 44 espécies de aves que habitam a unidade. Além disso há indícios da ocorrência do preguiça-de-coleira, tamanduá-mirim, ouriço-cacheiro etc. A unidade é um sítio de nidificação de duas espécies de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem