O Parque Municipal do Mindu, com 33 hectares de biodiversidade no coração de Manaus e a 15 minutos do centro da cidade, é uma das quatro Unidades de Conservação, vitrine das espécies de flora, fauna e outros elementos do ecossistema amazônico.
O Parque do Mindu foi criado a partir de um movimento popular em 1989, dos moradores do bairro Parque Dez, como forma de proteger o habitat do Sauim-de-Manaus, primata que hoje é o mascote da cidade. Dentre os atrativos do Mindu, estão a biblioteca - com acervo de 2.000 livros - e as trilhas.
Localizado no perímetro urbano de Manaus, no bairro Parque Dez de Novembro, o parque foi criado em 1992 com o objetivo de tornar-se área de interesse ecológico, voltado às atividades científicas, educativas, culturais e turísticas.
Administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, ocupa uma área de 410 mil m² (cerca de 41 hectares) da mata remanescente do município. É um dos últimos refúgios do Sauím-de-Manaus, macaco ameaçado de extinção.
Em 1996, a Prefeitura de Manaus implantou toda a infra-estrutura do parque, através de um moderno projeto arquitetônico, bem integrado à floresta em forma e escala, permitindo a perfeita interação entre homem e meio ambiente.
Com a urbanização das trilhas, é possível caminhar, com segurança, através de quatro ecossistemas distintos: mata de capoeira secundária, mata de terra firme, mata de baixio; e áreas degradadas, que sofreram desmatamento ilegal em 1989.
O Mindu possui biblioteca com um centro de informações sobre meio ambiente, estacionamento, anfiteatro para seiscentas pessoas, auditório para 100 pessoas, canteiros de ervas com propriedades medicinais e aromáticas, orquidário, trilha suspensa e sinalização.
O Sauím-de-Manaus
O mais famoso morador do Mindu é o Sauím-de-Manaus, adotado como símbolo do Parque. O “macaquinho-elevador”, conhecido por subir e descer verticalmente nos troncos das árvores, habita os arredores do município de Manaus e municípios vizinhos como:Itacoatiara e Rio Preto da Eva.
O macaquinho tem peso inferior a um quilo e é facilmente identificado pela pelagem com duas cores (castanho em quase todo o corpo e branco no pescoço, peito e braços), a cara toda preta e sem pêlos e orelhas grandes e pontiagudas. O Sauím-de-Manaus vive em média nove anos e se mantém na lista das espécies ameaçadas de extinção.
Endereço Parque Municipal do Mindu
Rua Perimetral, s/n, Parque Dez,
Cep 69.051-470 Fone/Fax: 55 (92) 3236-7702
E-Mail: sedema@pmm.am.gov.br Manaus, AM
O objetivo do Parque é promover e desenvolver atividades ambientais e culturais com a finalidade de propiciar momentos de integração comunitária, permitindo despertar os moradores do entorno e os visitantes para questões sócio-ambientais e culturais no que diz respeito à valorização do mesmo.
No terceiro domingo de cada mês é realizado o Projeto "Domingo no Mindu", com a finalidade de levar entretenimento cultural e educação ambiental à comunidade em geral.