Célula Vegetal
Constitui um espaço fortemente compartimentado e parcialmente resultante da privatização do meio externo, oferecendo condições para instalação de rigorosos compartimentos com funções.Organelas
Retículo Endoplasmático: Bolsas achatadas com membranas ricas em lipoproteínas, com função de armazenamento e circulação de nutrientes, pode ocorrer também síntese de proteínas.
Complexo de Golgi: Dictiossomos: Bolsas achatadas, entorno de 6 a 20 unidades, dispersas pelo citoplasma, com função secretora de polissacarídeos para integrar a parece celular e abastece também os vacúolo. Sua principal função é a digestão intracelular.
Peroxissomos: Organela com enzima Glioxissomo a qual converte lipídios das sementes em açúcar ou glicose, levando a germinação. Já na célula animal, atua no fígado e quebra da água oxigenada em água e oxigênio(oxidação).
Centríolos: Pequeno cilindro oco com 9 conjuntos de 3 microtúbulos, aparece nos vegetais que apresentam anterozoides (reprodução com água oogâmica).
Mitocôndrias: Organelas com forma de bastonete, apresenta uma membrana externa lisa, lipoproteica e interna com invaginações ou dobras. Possui DNA e RNA. Principal função respiração celular e produção de ATP ou energia.
Núcleo: Compartimento especial onde localiza o patrimônio genético.
Nucléolo: Corpúsculo esponjoso, desprovido de membrana, ou seja, aglomerado de ribossomos em amadurecimento. Rico em RNA.
Plastos: Organela presente em células de plantas e algas. Principal Cloroplasto, apresenta membrana externa lisa (lipoprotéica) e interna com bolsas achatadas em forma de discoides empilhados. Possui um líquido chamado de Estroma ou Matriz rico em DNA, RNA e Ribossomos o que leva a duplicação. Apresenta a Lamela, membrana que divide a Matriz. Possui Tilacoides, ou seja, bolsas achatadas contendo clorofila A e B, xantofila e carotenos. O conjunto de Tilacoides é chamado de Granum. Função da Organela: Fotossíntese. Ocorre também outros pigmentos como Leucoplastos que é relacionado com os frutos e flores.
Vacúolo: Estrutura em forma de bolsa, delimitada por uma membrana rica em lipoproteína (tonoplasto). O seu interior é preenchido por substâncias de reserva como: glicoses, óleos, proteínas e hormônios. Quando a célula é jovem possui muitos vacúolos. Agora as células adultas apresentam um único vacúolo central. Função: regular a pressão osmótica das células (osmoregulação).
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
www.geografiatotal.com.br