PEIXE-ENGRAÇADINHO (Hyphessobrycon flammeus)


Características: geralmente de coloração prata com um anel azul do olho. A parte traseira do corpo é vermelha junto com a nadadeira anal. Duas listras pretas acima e para baixo, atrás das brânquias. Podem atingir 4,5 cm . As diferenças entre os sexos são bem definidas. As nadadeiras pélvicas e a anal do macho têm as bordas pretas. Ele é bem mais colorido e com o corpo mais delgado. A fêmea é maior e mais larga. Macho tem a nadadeira anal vermelho sangue, as fêmeas são mais claras e às vezes amarelo. A ponta preta na nadadeira peitoral é vista somente na fêmea. Chegam a viver até 3 anos.

Origem: Sudeste do Brasil, no Estado do Rio de Janeiro.

Habitat: ambiente com bastante vegetação.

Hábitos: são calmos e gregários. B astante ativos, nadam com movimentos ágeis em todas as profundidades.

Temperatura ideal: 26º a 28° C.

pH: 5,8 a 7,8.

Alimentação: omnívoros.

Reprodução: ovíparo. Na época da reprodução o macho adquire coloração alaranjada intensa e pelo ventre inchado cheio de óvulos que a fêmea apresentará. O ambiente deve ser rico em plantas que servirão para preservar os ovos do apetite dos pais assim que forem postos. Após o balé nupcial, que consiste em várias correrias pelo ambiente, macho e fêmea passam a nadar juntos, paralelos e esfregando seus corpos. Nesse movimento o macho pressiona a fêmea imediatamente. Os ovos (cerca de 150) caem no fundo e ficam incubando por 24 horas. Passados 3 dias, os alevinos nadarão livremente pelo ambiente. Aos 3 meses os peixinhos já estão aptos à reprodução.

Ameaças: bastante procurado pela sua beleza e fácil criação em cativeiros, a espécie vem enfrentando um triste problema. A poluição dos rios e lagos dos arredores do Rio de Janeiro, locais de sua origem, vem tornando o engraçadinho cada vez mais raro, correndo o sério risco de ser extinto.

Fonte: Vivaterra

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem