GLOSSÁRIO ECOLÓGICO (MEIO AMBIENTE)
Meio ambiente
“Conjunto de componentes naturais e sociais e suas interações em um espaço e em um tempo determinados.” (GUTMAN, 1988/ Amazônia – uma proposta interdisciplinar de Educação Ambiental. p.19)
Ecologia
“ Estudo do habitat dos seres vivos; ciência que estuda as relações dos seres vivos com seu meio.”( Amazônia – uma proposta interdisciplinar de Educação Ambiental. p.20)
Habitat
“Lugar onde determinada espécie pode ser encontrada na natureza. Poder ser uma grande área (florestas, oceanos, campos, desertos) ou pequenas áreas (uma árvore, uma folha, uma parte do corpo). É o ”endereço” da espécie. Ex. Pinheiro do Paraná - Mata das Araucárias (Vida na Terra.p.20)
Ecossistema
“Sistema aberto integrado por todos os organismos vivos (incluindo o homem) e os elementos não vivos de um setor geográfico definido no tempo e no espaço, cujas propriedades globais de funcionamento e auto-regulação derivam das interações entre seus componentes, tanto pertencentes aos sistemas naturais como àqueles modificados e organizados pelo homem. (Sanchez 1978 / Vida na Terra).
Biosfera
“Fina camada que envolve a Terra onde existe as condições necessárias para a vida. O ponto mais alto está situado acima de 7 km de altitude e o mais baixo está no fundo do mar ( cerca de 10 Km abaixo do nível do mar. (Vida na Terra. p. 20)
Capacidade de suporte do planeta
“De qualquer ecossistema ou recurso é o número de criaturas que podem ser sustentadas indefinidamente por ele. Foi formulado pela primeira vez pelos criadores de gado com relação às pastagens, de tal forma que não degradasse o solo ou vegetação. Ela é definida pelo seu componente mais limitante e pode ser aumentada ou degradada pela atividade humana”. (Conceitos para se fazer Educação Ambiental. p. 62-64)
Biodiversidade
“Totalidade que engloba todas as espécies de plantas, animais, micróbios, fungos, bactérias, protozoários, vermes e vírus, bem como os ecossistemas e processos ecológicos. Inclui a variabilidade de espécies, a diversidade de espécies e a diversidade de ecossistemas”. (A Estratégia Global da Biodiversidade)
Desenvolvimento sustentável
“Aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras atenderem as suas”.
Sociedade sustentável
“Aquela que define seus padrões de consumo e produção, seus parâmetros de bem-estar a partir de sua cultura, de seu desenvolvimento histórico e de seu ambiente natural. Desta forma, a sustentabilidade constituí-se num princípio ético que envolve princípios ecológicos, como a preservação de ecossistemas, manejo cuidadoso dos recursos da natureza e princípios sócio-políticos tais como a distribuição eqüitativa da riqueza gerada, participação da população nas decisões entre outros.”(Dilemas socioambientais e desenvolvimento sustentável. p. 78)
Qualidade de vida
“Conceito que integra o bem-estar físico, mental, ambiental e social como é percebido por cada indivíduo e cada grupo. Depende também das características do meio ambiente em que o processo tem lugar (rural,urbano e outros.” (GRANADA, 1990 / Amazônia: uma proposta interdisciplinar de educação ambiental. p. 20)
Responsabilidade social
“Conduta ética e responsável adotada pelas empresas na plenitude das suas redes de relações, o que inclui o universo de seus consumidores, fornecedores, funcionários, acionistas, comunidade em que se inserem ou sobre a qual exercem algum tipo de influência, além do governo e do meio ambiente”. (Responsabilidade social empresarial: o meio ambiente faz parte do nosso negócio)