Peixe Gramma Real Brasileiro (Gramma brasiliensis)
Características: este é o peixe marinho mais popular em aquários no Brasil, e um dos mais populares no mundo. É muito confundido com o verdadeiro Gramma loretto que basicamente se diferencia por ter uma faixa na cabeça que segue uma faixa no olho e vive principalmente na região central das Américas (típica do Caribe), enquanto o brasiliensis tem essa faixa somente no olho, além de ter uma coloração roxa mais fraca. Possui 2 cores: roxo na frente e laranja amarelado atrás. É uma espécie endêmica do Brasil que atinge cerca de 10 cm de comprimento.Habitat: áreas de cavernas sob cristas recifais. Nada entre as rochas e corais.
Ocorrência: do norte ao sudeste brasileiro.
Hábitos: adora tocas e quando um outro peixe se aproxima de seu território ele abre a boca, que fica bem desproporcional ao seu tamanho, com intuito de espantar o intruso. Pode estar solitário ou em grupos de no máximo 4. Dentro das cavernas sua natação é feita de cabeça para baixo, orientando-se pelo teto.
Alimentação: zooplâncton, zoobentos, microcrustáceos, fitoplâncton, pedaços de peixe e camarão.
Reprodução: a reprodução ocorre durante todo o ano, aos pares ou em grupos, com o macho incubando os ovos na boca.
Ameaças: a população desta espécie têm declinado significativamente em nosso litoral, sobretudo na região sudeste, ameaçada pela poluição, destruição do habitat e captura indiscriminada para aquariofilismo.
Fonte: www.megatimes.com.br