PEIXE SARGENTINHO (Abudefduf saxatilis)


Características: é um dos peixes tropicais mais comuns. C orpo levemente oval, achatado, com cinco barras pretas, na vertical, sobre fundo de cor que varia do amarelo-claro ao laranja e ao esverdeado ou mesmo azulado, sendo o dorso mais escuro. Devem o seu nome "sargento" às barras que fazem lembrar a insígnia militar correspondente. Medem, geralmente, de 8 a 15 cm de comprimento, ainda que se reportem espécimes com cerca de 20 cm.

Habitat: o fato de tolerar temperaturas que podem atingir os 37º C, permite encontrá-la em zonas pouco convidativas para a maioria dos outros. Os adultos povoam zonas pouco profundas, como recifes, enquanto que os juvenis, são mais comuns entre sargassos flutuantes.

Ocorrência: em todo o litoral brasileiro.

Hábitos: vivem de modo solitário ou em pequenos grupos de 5 a 30 indivíduos. É muito comum observar-se cardumes de várias centenas de indivíduos adultos a alimentarem-se. Juvenis são encontrados em poças de marés, topo de recifes rasos. Podem se comportar como peixes limpadores em estações de limpeza. Entre seus clientes estão a tartaruga verde e os golfinhos.
Alimentação: algas, pequenos crustáceos, peixe, bem como uma enorme variedade de larvas de invertebrados.

Reprodução: é o macho que guarda os ovos. Para além das típicas 5 listras pretas verticais, uma característica interessante, é o fato de, na altura da reprodução, o macho exibir uma coloracão azulada. Na época da reprodução, as fêmeas põem os óvulos (ou ovócitos) no fundo rochoso, formando uma mancha de cerca de 30 cm de diâmetro que será fecundada pelo esperma do macho. Os ovos têm a particularidade de se fixarem às rochas por meio de filamentos semelhantes a cabelos. As fêmeas abandonam os ovos, mas os machos ficam junto da prole, protegendo-a, limpando o local, comendo detritos e fazendo circular a água com as barbatanas, de modo a permitir a correta oxigenação dos embriões.

Predadores naturais: seus principais predadores pertencem às famílias dos Labridae e Serranidae.

Ameaças: destruição do habitat, poluição e caça indiscriminada para aquariofilismo.

Fonte: Vivaterra

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem