Raia Jamanta ou Arraia Jamanta (Manta Birostris)

Raia Jamanta ou Arraia Jamanta (Manta birostris)
Raia Jamanta ou Arraia Jamanta (Manta birostris)
A arraia jamanta ou raia-jamanta é a maior espécie de arraia do mundo. Só é superada em tamanho no mundo marinho por tubarões e baleias. É encontrada nas águas tropicais do mundo, normalmente em torno dos recifes de coral. O maior espécime conhecido tinha mais de 7,6 m de diâmetro, com um peso de cerca de 1.300 kg.

A arraia-jamanta tem o maior cérebro em relação ao corpo de todos os tubarões e arraias, um cérebro que é mantido quente durante longos mergulhos em profundidades de 500 m em água fria. Possui uma cauda similar à de outras arraias, mas não tem ferrão e é inofensiva para mergulhadores. Podem medir mais de 6 m de diâmentro e pesar até 1.400 kg. Geralmente têm uma coloração escura na parte superior do corpo, variando do preto ao azul-cinzento e marrom, com o ventre branco. Os indivíduos têm um padrão único de manchas e marcas que podem ser usadas para identificá-los. A boca grande e cavernosa está situado na frente do corpo e contém 18 fileiras de dentes na mandíbula inferior.

Arraia Jamanta (Manta birostris)
Apesar do seu tamanho, são nadadoras extremamente elegantes e parecem voar através da água com suas grandes nadadeiras. Elas também podem saltar para fora da água, possivelmente em uma forma de comunicação ou diversão. Raramente são mantidas em cativeiro devido ao seu tamanho. O tempo médio de vida de uma arraia-manta é de 20 anos.

Arraias-jamanta se alimentam de plâncton, larvas de peixes e afins, filtrados da água que passa através de sua boca e sai de suas guelras enquanto nadam. Uma arraia-manta de tamanho médio pode pegar cerca de 20-30 kg de plâncton por dia.

São animais ovovivíparos - os ovos da arraia-manta são desenvolvidos dentro do corpo da fêmea, por cerca de 10-14 meses (período estimado), e eclodem internamente, de modo que ela dá à luz filhotes vivos. A ninhada geralmente é de 1-2 filhotes, e muitas vezes há um intervalo de 2 anos entre os nascimentos.

Como outras espécies da família dos tubarões, as arraias-mata precisam nadar para não afundar. Grandes tubarões e em algumas circunstâncias orcas, são os principais predadores da arraia-manta.

Características: são raias gigantes com 3 m de comprimento e 5 m de envergadura, com peso de 1500 Kg. Peixe cartilaginoso com c orpo losangular, largo e de grande porte com um par de projecções carnosas flexíveis (nadadeiras cefálicas) ao lado dos olhos, que parecem chifres e têm como função principal direcionar a alimentação para a boca, que está localizada na parte anterior do corpo e é provida de dentes pequenos inclinados para traz. Tem coloração preta e marrom no dorso e branca no ventre.

Arraia Jamanta (Manta birostris)Habitat: águas quentes oceânicas e c osteiras.

Ocorrência: toda a costa brasileira.

Hábitos: salta freqüentemente fora d'água, principalmente a fêmea, quando do nascimento dos filhotes, que são lançados, um por um, durante os saltos. Nômades e dóceis. Nadam perto da superfície com relativa calma, muitas vezes com as pontas das nadadeiras peitorais fora da água . Parecem dançar com sua graciosidade em mexer as nadadeiras peitorais e a longa cauda, que não tem ferrão, mas rende uma bela chibatada se o mergulhador não estiver atento.

Alimentação: organismos planctônicos.

Predadores naturais: tubarões.

Ameaças: poluição.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem