Tubarão Mangona ou Tubarão Cinza (Carcharias taurus)
Características: Corpo robusto, alongado, chegando a medir 2,50 m de comprimento e 110 Kg. Focinho pontudo, com boca ampla, semi-circular, guarnecida de dentes fortes e ligeiramente curvos. A primeira nadadeira dorsal é grande e a nadadeira caudal possui o lóbulo superior muito desenvolvido e o inferior muito pequeno. A cor geral é pardo-cinza com manchas redondas e escuras sem formas definidas espalhadas por todo o corpo. A região inferior é clara tendendo ao branco. Carne muito saborosa e apreciada.Habitat: águas rasas com fundo de areia ou recifes de coral , afastado da costa, até profundidade de 190 m.
Ocorrência: todo o litoral brasileiro.
Hábitos: muito comum e calmo, não é agressivo. Muito ativos à noite. Pode ser encontrado sozinho ou em grupos de até 80 animais. Em geral, esse peixe se junta a outros da sua espécie para migrar: ele costuma procurar locais para se reproduzir que considere seguros tanto para si quanto para os seus filhotes.
Alimentação: pequenos peixes, crustáceos bênticos e lulas. Pode formar cardumes para cercar os pequenos peixes que come, embora possa caçá-los sozinho.
Reprodução: fêmeas são sexualmente maduras aos 2 m de comprimento. Gestação dura entre 9 e 12 meses, nascendo 2 filhotes.
Predadores naturais: outros tubarões maiores.
Ameaças: encontra-se em perigo de extinção. Pesca predatória, destruição do habitat e a falta de alimento estão fazendo essa espécie desaparecer.
Fonte: www.megatimes.com.br