CIGARRA (Cicadidae Tettigarctidae)


Classificação científica

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Superordem: Exopterygota
Ordem: Hemiptera
Subordem: Homoptera
Infraordem: Auchenorrhyncha

Características: há no mundo mais de 1.500 espécies de cigarra. Atingem 4 cm de comprimento contando com as asas e envergadura de até 10 cm. Corpo grande, boa visão. Macho e fêmea morrem antes do inverno. As cigarras são muito conhecidas pelo ruído estridulante (canto), um som emitido por um órgão localizado no abdomem dos machos para atraírem as fêmeas para o acasalamento. A cantoria é, na realidade, exclusividade dos machos, com o objetivo descarado de atrair as fêmeas para o acasalamento. Tanto que o próprio ato da cantoria já faz com que o órgão sexual do animal se projete para fora do corpo, prontinho para receber a parceira.
Habitat: áreas rurais e urbanas.

Ocorrência: em todo o Brasil.

Hábitos: passam a vida adulta nos galhos e troncos das árvores. Mudam de lugar somente para se abrigar do sol. Além de chamar as fêmeas para o ato de reprodução, o canto também serve para a identificação das espécies de cigarra. Há milhares delas e cada uma emite um som diferente.

Alimentação: seiva, que ingerem em grande quantidade, mas retêm apenas o açúcar.

Reprodução: os ovos são postos nos galhos das árvores. Quando se abrem, as larvas caem no chão. Ficam sob o solo e alimentam-se da seiva das raízes das árvores, às vezes por vários anos para então, voltar á superfície e escalar uma árvore. Seu tegumento então se abre e deixa à mostra as asas. Só quando o clima esquenta e começam a cair as primeiras chuvas de verão, é que ela sai de seu esconderijo debaixo da terra, em busca de um parceiro(a).

Predadores naturais: pássaros e primatas.

Ameaças: poluição e destruição das áreas verdes.

Fonte: Vivaterra.org

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem