Cutia (Dasyprocta spp.)
Características: A Cutia (Dasyprocta spp.) é um roedor de porte médio, possui quatro dentes roedores vermelhos bem na frente da boca, que nunca param de crescer. Atinge 50 cm de comprimento, pesando entre 1 a 2 Kg. Possui pelo áspero e de cor parda-amarelada, tornando-se mais avermelhada no traseiro e mais claro ventralmente . O corpo é grosso e as pernas finas, relativamente altas para um roedor. Cabeça alongada, com orelhas pequenas. Extremidades posteriores bem mais longas que as anteriores. Pés anteriores com 5 dedos, sendo o quinto muito pequeno e os posteriores com 3 dedos, munidos de fortes unhas curvas (com forma de cascos). A cauda é desprovida de pelos e tão rudimentar que quase não aparece.Habitat: campos e matas.
Ocorrência: todo o Brasil.
Hábitos: de hábitos normalmente noturnos, saindo da toca somente à tarde em busca de alimento. Vive sempre no chão e principalmente nas áreas secas, correndo e saltando com grande rapidez entre a vegetação. A posição que a cutia toma para se alimentar é bastante curiosa, ela senta sobre as patas de trás e segura a comida com as patas da frente. A cutia, durante a época de fartura de sementes as enterra com intenção de guardar para a época que irá faltar, mas quando vai procurar não encontra quase nada, pois as sementes na maioria já germinaram e se tornaram pequenas árvores, fato o qual lhe concede o apelido de agricultor da floresta. Refugia-se em tocas, principalmente em barrancos, sob raízes ou troncos ocos deitados no solo.
Alimentação: frutos, raízes e vegetais suculentos, além de sua especialidade que são sementes (castanhas) de diversas árvores que encontra. Avança também sobre plantações de cana e macaxeira nas proximidades de seu território.
Reprodução: dá a luz a dois ou três filhotes após uma gestação que varia de 109 a 123 dias. Os filhotes nascem dentro de uma toca escura feita em ocos de árvores, monchões de terra ou pedra. Pode ter até duas gestações em um ano.
www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br