Gafanhoto (Rhammatocerus schistocercoides)
Características: espécie de tamanho grande com a coloração variável de verde a marrom, ou ambas.Habitat: savanas herbáceas (campo) e de savanas arborizadas (campo cerrado e cerrado).
Ocorrência: no Brasil temos o chamado gafanhoto do Mato Grosso que já foi localizado na Amazônia, Rondônia, Colômbia, Bolívia, Peru, México, Costa Rica, Uruguai e Brasil. A área brasileira de ocorrência deste gafanhoto é a zona da Chapada dos Parecis.
Hábitos: comportamento gregário chama muito a atenção. Os enxames voam em baixa altitude (1 a 5 metros acima do solo) com uma densidade do enxame pousado em 250 a 500 adultos/m2 e em vôo não ultrapassando a 3 insetos/m3 . São considerados de fraca capacidade migratória pela baixa capacidade de vôo e deslocamento diário (50m para ninfas de 5º estágio). Comportamento de vôo é em função da direção do vento.
Reprodução: durante o seu desenvolvimento (forma jovem) ocorrem de 8 a 9 estágios. O gafanhoto possui apenas uma geração por ano, as ninfas desenvolvem-se lentamente na estação das chuvas e chegando a fase adulta se reproduzem no começo da estação chuvosa seguinte.
Predadores naturais: formigas, pássaros e índios que os consometorrados ou sob a forma de farinha.
Fonte: www.megatimes.com.br