Jaguatirica (Leopardus pardalis)

Habitat: cerrado, caatinga, pantanal, florestas tropicais e subtropicais.
Ocorrência: Sudoeste do Texas (EUA) e do Oeste do México até o Norte da Argentina.
Hábitos: animal solitário. Caça à noite e durante o dia, costuma dormir em ocos de árvores e grutas. Outra particularidade observada foi a adaptação deste felino a ambientes degradados, inclusive bem próximos às cidades, onde pode alimentar-se de carniça. S obe com facilidade em grandes árvores para caçar ou esconder-se.
Alimentação: carnívoro, sendo um predador importante no controle populacional de aves e mamíferos de pequeno a médio porte.
Reprodução: refugia-se em ocos ou covas ao pé de grandes troncos e em grutas, onde normalmente cria suas ninhadas de 2 a 4 filhotes, com gestação de 70 dias a 85 dias. O desmame ocorre entre 8 e 10 semanas e o crescimento é lento. Geralmente reproduzem-se durante os meses frios e os pequenos felinos são então amamentados e carregados pela mãe até estarem aptos a segui-la e caçarem sozinhos.
Ameaças: está ameaçado de extinção pela caça indiscriminada, principalmente pela procura de sua pele, tráfico e destruição de seu habitat. Em áreas onde seu habitat natural sofreu a pressão do homem, extintas suas presas naturais, passavam a atacar animais domésticos. Para defender suas criações, fazendeiros promoviam a caça indiscriminada ao animal. No Brasil, a caça é proibida, apesar do tráfico persistir, principalmente no Nordeste.
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org