MACACO BUGIO OU GUARIBA (Alouatta fusca)


Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cebidae
Nome científico: Alouatta fusca
Nome vulgar: Bugio
Categoria: Ameaçada
Características: primata também conhecido como barbado ou guariba. Caracteriza-se pelo grande desenvolvimento do osso hióide que funciona como caixa de ressonância para a emissão de um som típico da espécie, conhecido como ronco do bugio. São animais corpulentos, porém muito vivos, ativos e rápidos. A cabeça é maciça, o queixo barbado, principalmente nos machos velhos, cujo pescoço se avoluma em demasia pelo grande desenvolvimento do osso hióide. O macho normalmente é ruivo tendendo para o preto e a fêmea amarelo-escura tendendo para o preto. A cauda, normalmente, faz o papel da quinta mão para se locomover de forma segura entre os galhos das árvores. Podem viver aproximadamente 20 anos.

O rugido é a sua característica mais importante, um ronco forte que é interrompido e recomeçado várias vezes durando até 30 minutos. Costuma ser emitido quando outros grupos se aproximam, ou com a invasão de outro indivíduo; como sinal de perigo; marcação de território, etc. A amplificação da potência desses sons é obtida graças ao hióide, pequeno osso situado entre a laringe e a base da língua. Na presença de um predador, o hióide funciona como uma caixa de ressonância, aumentando o som da vocalização. É lento para escapar de flechas e tiros, fornecendo boa quantidade de carne para mateiros e indígenas.

Habitat: floresta.

Ocorrência: Floresta Atlântica. Distribui-se pelos Estados costeiros da Bahia e do Rio Grande do Sul. Também em Minas Gerais, na Estação Ecológica de Caratinga.

Hábitos: vivem em bandos de aproximadamente 12 indivíduos, liderados pelo macho mais velho, denominado de capelão. Pela manhã ou no final da tarde, quando o tempo está para mudas, põem-se a uivar ou roncar, todos juntos no topo de uma grande árvore. Acredita-se que o ronco do bugio anuncia a chegada da chuva. Quando perseguidos, muitas vezes, em vez de fugir, procuram esconder-se entre a folhagem dos galhos mais altos.

Alimentação: folhas, brotos e frutos. Arborícola herbívoro.

Predadores naturais: falconiformes.

Altura: Varia de 30 a 75 cm

Peso: Atinge até 9 quilos

Reprodução: gestação de 180 a 194 dias.

Ameaças: ameaçado de extinção pela caça e destruição do habitat.

Categoria/Critério: Ameaçado de extinção de acordo com a lista oficial do IBAMA. Apêndice II da CITES.

Cientista que descreveu: E. Geoffroy, 1812.

Fonte: Vivaterra e Ambientalbrasil

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem