PÁSSAROS E AVES DA FAMÍLIA SCOLOPACIDAE

Maçarico-Solitário, Maçarico-Pintado e Maçarico-Comum, Aves da Família Scolopacidae

Maçarico-Solitário (Tringa solitaria)

Família: Scolopacidae
Espécie: Tringa solitaria
Comprimento: 19 cm.

Maçarico-Solitário (Tringa solitaria) é uma ave que está presente em todo o continente americano, desde o Canadá até a Argentina e o Chile. Reproduz-se na América do Norte, migrando durante o inverno para a região compreendida entre o México e a Argentina, incluindo todas as regiões do Brasil. Sua presença em nosso País é, portanto, temporária. Habita locais à beira d'água doce, margens lamacentas de rios e lagos, poças de chuva maiores, especialmente quando localizadas em campos com árvores. Normalmente encontrado solitário, às vezes em 2 ou 3 indivíduos espalhados, mas nunca em grupos.

Maçarico-Pintado (Actitis macularia)

Família: Scolopacidae
Espécie: Actitis macularia
Comprimento: 18 a 20 cm.

Maçarico-Pintado (Actitis macularia) é uma ave que se reproduz na América do Norte e migra durante o inverno para áreas mais quentes, podendo neste período ser encontrado desde o sudeste dos Estados Unidos até a Argentina e em todo o Brasil. Habita praticamente qualquer local com água, tanto na costa como nas águas interiores, tais como manguezais e margens de rios e lagos. Normalmente são vistos vários indivíduos espalhados em um mesmo local, porém não associados em grupos. Conhecido também como rapazinho (Rio Grande do Sul) e maçariquinho.

Maçarico (Tringa flavipes)

Características: mede 26 cm. A plumagem de sua parte superior é cinzenta e pintalgada de branco, peito claro com riscos cinzentos e ventre branco. Ave aquática esbelta de corpo muito leve, pernas muito altas e amarelas e a cauda é branca bem visível no vôo. O seu bico mede 35 mm e é reto.

Habitat: praias lamacentas e abertas de lagos e rios.

Ocorrência: em todo o Brasil (inclusive no interior), até a Terra do Fogo.

Hábitos: podem transferir plantas de um continente para outro por intermédio de sementes vivas nas suas dejeções.

Alimentação: predominantemente animal. Regurgitam pelotas, que contêm a quitina do exoesqueleto dos artrópodes ingeridos.

Reprodução: existe forte defesa territorial. Vivem aos casais, sobretudo em lagos pequenos, mas ocorre também poliandria, quando o espaço é amplo. Nidifica sobre folhas de ninféias, põe quatro ovos castanho-amarelados, densamente manchados. Apenas o macho choca e zela pelos filhotes. Para protegerem o ninho, fingem estar com uma perna quebrada debatendo-se como se não pudessem voar (despistamento). Os filhotes são nidífugos, logo após a eclosão saem por sobre plantas aquáticas. Já nesta idade são extremamente pernilongos e sabem mergulhar.

Ameaças: poluição e destruição do habita.
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem