MICO LEÃO DA CARA PRETA (Leontopithecus caissara)


Características: pequenos primatas com pelagem dourada no dorso e no tórax, apresentando face, juba, mãos, pés, antebraço e cauda pretos. Mede 30 cm de comprimento (sem considerar a cauda, que tem a mesma medida do corpo) e pesa cerca de 600 gramas.

Habitat: Floresta Atlântica.

Ocorrência: região de Guaraqueçaba, no Parque Nacional do Superagüi e nas ilhas adjacentes nos estados de Paraná e São Paulo, Brasil.

Hábitos: vive em grupos familiares de em média 5 indivíduos em grandes áreas definidas dentro da floresta. Cada grupo ocupa aproximadamente 25 hectares. O grupo familiar é formado pelo casal (macho e fêmea) e a cada gestação nascem geralmente filhotes gêmeos que são cuidados por todo o grupo e carregados nas costas pelos pais e irmãos mais velhos nos primeiros meses de vida. São ativos e ágeis. A briga-se nos extratos médio e superior das árvores, gosta de dormir nos ocos das mesmas e se comunica com os outros através de sons muito agudos, ouvidos à distância. É territorialista.

Alimentação: frutos, folhas, insetos, seivas de árvores, flores (néctar) e fungos.

Reprodução: atingem a maturidade sexual aos 18 meses a fêmea e aos 24 meses o macho. A época reprodutiva vai de setembro a março. A gestação é de 125 a 132 dias, gerando de 1 a 3 filhotes. O filhote quando nasce é assistido tanto pela mãe quanto pelo pai.

Ameaças: é uma das espécies de primatas mais ameaçadas de extinção, o que se deve, principalmente, à sua restrita distribuição geográfica, à sua pequena densidade populacional e à destruição do habitat. Estima-se que existam apenas 300 indivíduos na natureza.

Fonte: Vivaterra

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem