PEIXE ARUANÃ (Osteoglossum bicirrhosum)


Características: peixe de escamas com corpo muito alongado e comprimido, boca enorme, língua óssea e áspera, como a do pirarucu. Apresenta barbilhões na ponta do queixo, escamas grandes. Coloração branca, mas as escamas ficam avermelhadas na época da desova. Alcança cerca de 1 m de comprimento total e pode pesar 5 Kg.

Habitat: vive na beira dos lagos, ao longo dos igapós ou dos capins aquáticos, sempre à espreita de insetos (principalmente besouros) e aranhas que caem na água.

Ocorrência: Bacias Amazônica e Araguaia-Tocantins.

Hábitos: nada logo abaixo da superfície com os barbilhões projetados para a frente, mas a função dos barbilhões ainda é desconhecida. Em águas pouco oxigenadas, os barbilhões podem ser utilizados para conseguir oxigênio na superfície da água. O aspecto mais característico do comportamento alimentar do aruanã é a habilidade de saltar fora d'água e apanhar as presas ainda nos troncos, galhos e cipós. Um indivíduo adulto pode saltar mais de 1 metro fora d'água.

Alimentação: insetos e aranhas. É provavelmente o maior peixe do mundo cuja dieta é constituída principalmente por insetos e aranhas.

Reprodução: se reproduz durante a enchente, e os machos guardam os ovos e larvas na boca.

Ameaças: os alevinos alcançam alto valor comercial como peixe ornamental.

Fonte: Vivaterra

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem