PEIXE XARÉU (Caranx hippos)


Características: peixe de escamas com corpo ovalado e comprimido, cabeça volumosa e alta. Focinho arredondado, olhos relativamente grandes. Nadadeira peitoral longa, ultrapassando a origem da nadadeira anal. A linha lateral é muito curvada apresentando carenas no final (as escamas da linha lateral são modificadas em escudos). O pedúnculo caudal é muito fino com duas quilhas. Coloração é verde-azulada no dorso, os flancos são prateados com nuances douradas e o ventre amarelado. Possui uma mancha preta na nadadeira peitoral e outra no opérculo. Os indivíduos jovens possuem cinco faixas verticais escuras no corpo e uma na cabeça. Alcança mais de 1 m de comprimento total e cerca de 25 Kg . Importante na pesca esportiva e comercial.

Habitat: oceânico, ilhas costeiras e parcéis, porém também podem ser encontrados em regiões de estuário, canais, bocas de barras, costeiras e regiões de mangue, tanto na superfície como no fundo. Grandes exemplares são encontrados em mar aberto.

Ocorrência: comuns em toda a costa brasileira.

Hábitos: predador diurnal. Nadam em cardumes. Pode tolerar uma ampla variação de salinidade. Migrador e um predador voraz. Os grandes adultos são solitários. Ao serem retirados da água, emitem roncos atritando os ossos da faringe. Confiantes, aproximam-se do mergulhador com facilidade.

Alimentação: pequenos peixes, como paratis e tainha, assim como camarões e outros invertebrados. Os jovens se alimentam de zooplâncton e crustáceos bênticos.

Reprodução: época reprodutiva de março a setembro.

Predadores naturais: peixes carnívoros e aves marinhas.

Ameaças: poluição, destruição do habitat e pesca predatória.

Fonte: Vivaterra

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem