PÁSSAROS TRINCA-FERRO - CARACTERÍSTICAS DOS PÁSSAROS TRINCA-FERROS

Trica-Ferro Verdadeiro

Pássaros Trica-Ferro - Características dos Pássaros Trinca-Ferros 

Trica-Ferro Verdadeiro (Saltator similis)

Família: Emberizidae
Subfamília: Cardinalinae
Espécie: Saltator similis
Comprimento: 20 cm.

Presente do Mato Grosso, Goiás e Bahia em direção sul até o Rio Grande do Sul, incluindo toda a Região Sudeste. Encontrado também na Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. É comum em capoeiras, bordas de florestas (inclusive de galeria) e clareiras, tanto em regiões de baixadas como em montanhas. Vive aos pares e canta com freqüência, sendo fácil de observar, principalmente em árvores frutíferas. Põe ovos lustrosos azul-esverdeados com uma coroa estreita de rabiscos e pontos pretos. O macho trás comida para a fêmea no ninho. Conhecido também como esteves (Bahia), tico-tico-guloso, bico-de-ferro, pixarro e trinca-ferro-de-asa-verde.
Trica-Ferro

Trica-Ferro (Saltator maximus)

Características: pássaro de grande porte, medindo 21 cm de comprimento. Possui asas e cauda grandes, pernas de tamanho médio. Coloração dorsal verde-olivácea, cabeça acinzentada, garganta ocre-clara, peito e abdômen cinzento-oliváceios com ocre no meio. Estria esbranquiçada sobre os olhos. Bico robusto, grosso e muito forte.

Habitat: florestas virgens, secundárias, beira da mata, capoeiras, tanto nas baixadas como nas montanhas, lavouras e pomares.

Ocorrência: ocorre no Brasil do Maranhão aos estados da região centro oeste, de Pernambuco ao Rio de Janeiro, incluindo Minas Gerais.

Hábitos: trata-se de um dos pássaros nacionais com instinto territorialista mais acentuado. No período de descanso costumam ser vistos em bandos. É canoro. Freqüenta as árvores mas também vai muito ao solo.

Alimentação: onívoro (frutas, insetos, sementes, etc.).

Reprodução: são extremamente valentes na época de reprodução. Primavera-verão. O casal constrói o ninho numa forquilha de arbusto ou árvore, em altura que varia de 0,50 m a 5 m do solo.O ninho é construído em formato de tigela e para isso, utilizam-se de talos e folhas, grosseiramente dispostos, forrando-se internamente com raízes finas. A postura é normalmente de 2 ovos de coloração verde-azulado-clara com riscado de coloração negra, medindo 28 x 20 mm em seus eixos e pesando 3,8 g cada um.A fêmea se encarrega da incubação que dura em torno de 13 a 14 dias e os filhotes nidícolas são alimentados pelo casal e assim continuam após deixarem o ninho por mais uma semana. Os jovens deixam o ninho com 18 a 20 dias de idade.

Ameaças
: destruição do habitat, caça, tráfico de animais silvestres e agrotóxicos (defensivos agrícolas).

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem