PÁSSAROS E AVES DA FAMÍLIA FORMICARIIDAE

Galinha-do-Mato, Pinto-da-Mata, Torom-Carijó e Tovaca, Aves da Família Formicariidae

Galinha-do-Mato (Formicarius colma)

Família: Formicariidae
Espécie: Formicarius colma
Comprimento: 18 cm
Peso: 44 g.

A Galinha-do-Mato (Formicarius colma) está presente em toda a Amazônia brasileira e do Pernambuco ao Rio Grande do Sul, na região da Mata Atlântica. Encontrada também nos demais países amazônicos: Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Habita florestas úmidas de terra firme, sendo incomum em algumas regiões e comum em outras. Caminha lentamente pelo chão da floresta, capturando insetos. Segue formigas-de-correição com certa frequência, permanecendo na periferia destas. É difícil de ser avistada, mas seu canto é ouvido com frequência. Conhecida também como pinto-do-mato, winá (nome indígena - Mato Grosso) e pinto-da-mata-coroado.

Pinto-da-Mata-de-Cara-Preta (Formicarius analis)

Família: Formicariidae
Espécie: Formicarius analis
Comprimento: 18 cm
Peso: 57 g.

O Pinto-da-Mata-de-Cara-Preta (Formicarius analis) está presente na maior parte da Amazônia brasileira, excetuando-se a bacia do Rio Negro, ao norte do Rio Amazonas. Encontrado também do México ao Panamá e nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Habita florestas úmidas de terra firme, várzeas ou capoeiras altas, sendo comum no chão ou próximo a este. Vive sozinho ou aos pares. Caminha lentamente com a cauda voltada para cima, revirando a folhagem do chão em busca de pequenas presas, tais como insetos, aranhas e outros invertebrados, eventualmente capturando também pequenas cobras, sapinhos ou lagartos. Às vezes busca presas nas proximidades de formigas-de-correição. Faz ninho de folhas, em formato de xícara, em buracos ou no interior oco de árvores mortas, em alturas inferiores a 4 m. Põe 2 ovos brancos.

Torom-Carijó (Hylopezus macularius)

Família: Formicariidae
Espécie: Hylopezus macularius
Comprimento: 14 cm.

A ave Torom-Carijó (Hylopezus macularius) está presente em grande parte da Amazônia brasileira, principalmente ao sul do Rio Amazonas. Encontrado também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia. Habita o interior ou as bordas de florestas úmidas de terra firme, particularmente nas áreas de clareiras com vegetação densa. É incomum. Vive solitário ou, com menor frequência, aos pares, alimentando-se de insetos, que obtém revirando a folhagem do chão. É difícil de ser visualizado, o que geralmente ocorre quando está correndo no chão ou pulando próximo a este.

Tovaca-Campainha (Chamaeza campanisona)

Família: Formicariidae
Espécie: Chamaeza campanisona
Comprimento: 20 cm
Peso: 69 g.

A ave Tovaca-Campainha (Chamaeza campanisona) está presente localmente nos estados do Ceará e Alagoas, e na região que se estende do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul. Encontrada também na Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina. Habita florestas úmidas ou capoeiras maduras, geralmente em montanhas. Vive solitária ou aos pares, no chão ou próximo a este. Embora seja ouvida com frequência, é uma espécie normalmente tímida e difícil de ser avistada. Caminha vagarosamente no chão da floresta, movimentando sua cauda para cima e para baixo. Raramente segue formigas-de-correição. Conhecida também como tobaca (Rio de Janeiro).

Tovaca-Painho (Myrmothera campanisona)

Família: Formicariidae
Espécie: Myrmothera campanisona
Comprimento: 15 cm.

A ave Tovaca-Painho (Myrmothera campanisona) está presente na Amazônia brasileira em toda a região ao norte do Rio Amazonas e, ao sul deste, na região compreendida entre o baixo Rio Tapajós (em ambas as margens) para oeste até Rondônia e Acre. Encontrada também nos demais países amazônicos: Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Habita florestas úmidas de terra firme ou de várzea, preferencialmente em áreas com densa vegetação, como clareiras originadas de quedas de árvores, ou margens de igarapés, onde pode variar de incomum a localmente comum. Vive solitária ou aos pares, no chão ou próximo a este. É difícil de ser visualizada, embora seu canto possa ser ouvido com frequência. Conhecida também como patinho (Amapá) e torom-patinho.


Postagem Anterior Próxima Postagem