Armadilha para Mosca das Frutas


Armadilha para Mosca das Frutas

Armadilha para Mosca das Frutas

2.1- Esta armadilha é usada para capturar moscas que atacam
Frutíferas:

Consiste em pendurar no pomar “garrafas armadilhas”, contendo caldo de laranja, pêssego, ameixa ou outra fruta, e com buracos que sirvam de entrada das moscas. As “garrafas armadilhas” podem ser preparadas com vasilhames plásticos (garrafas vazias de álcool, vinagre, refrigerante, etc.), em que se abrem quatro furos opostos. Os furos não devem ter mais de ½ cm de diâmetro, para impedir a entrada de abelhas. O caldo deve ser açucarado e fermentado, ou em fermentação, na proporção de 70 gr de açúcar para 1 litro de caldo. O caldo deve ser coado e ter consistência pegajosa. As garrafas devem ser penduradas em ramos que não sacudam muito. Coloca-se a uma altura de 1,5 a 1,8 m, dentro da copa da árvore, protegida do sol e da chuva, virado para a nascente do sol. A proporção é de uma garrafa para cada 10 árvores. O suco deve ser reposto semanalmente, jogando-se fora os insetos capturados.

2.2- Amarra-se em cada segunda ou terceira árvore uma tira de lona, no qual se passou uma cola, preparada da seguinte maneira:

· 8 partes de breu moído (ex. 80 g ),
· 5 partes de óleo de rícino, que é de mamona (ex. 50 g ).
Misturam-se os ingredientes e leva-se ao fogo brando durante uns 5 minutos para derretes o breu. A massa não deve ferver. Esta cola é eficiente durante uns 8 dias. As moscas atraídas pelo amarelo grudam-se nas tiras.
2.3- Usam-se frascos plásticos de ½ litro (frascos de soro), nos quais se coloca uma mistura de :
· 200 ml de xarope de açúcar ou caldo de fruta, conforme as árvores que se quer proteger, e
· 200 ml de Malathion pronto para uso.

Estes frascos são pendurados em cada quinta árvore. As moscas, atraídas pelo açúcar, entram e morrem pelo praguicida. Onde tem abelhas este sistema não deve ser usado. Deve utilizar a isca sem o Malathion.
2.4- Criação do “inimigo natural”:
· Abrem-se valas de 30 cm de profundidade no pomar e colocam-se as primeiras frutas bichadas que aparecerem. Cobre-se a vala com uma tela de 2 mm e coloca-se terra às bordas para fechar bem as valas e impedir que haja alguma saída. As larvinhas das frutas transformam-se em moscas, que ficam presas nas valas. Logo aparecem umas vespinhas (Canaspi carvalhoi) pondo seus ovos nas moscas, multiplicando-se rapidamente. Em seguida patrulham o pomar, que elas protegem eficientemente.

www.megatimes.com.br

www.klimanaturali.org



Postagem Anterior Próxima Postagem