SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO (SIG)

Dr. Pedro Schubert

As mudanças na economia mundial estão exigindo das empresas transformações profundas nas suas estruturas organizacionais e nos seus controles de gestão. As empresas que possuem enfoque gerencial passarão, com tranqüilidade, por estas turbulências.

Suas Direções precisam de dados que gerem informações refletindo as suas realidades, no momento em que fatos novos aparecem e decisões estratégicas imediatas têm que ser tomadas para gerir as decisivas regras dos jogos de negócios, especialmente concorrências nos mercados nacional e mundial.

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO - O instrumento capaz de administrar as crises que aparecem a todo momento, de origem interna e externa, é o Sistema Integrado de Gestão composto de SIOE - Orçamento Empresarial, SICCT - Contabilidade, Custo e Tesouraria e tendo, dentro deste, o SIC - Sistema Integrado de Custo.

MÓSULOS IMPORTANTES como : Empréstimos/ Financiamentos, Adiantamentos de Recursos, Carteira de Aplicação, Administração Imobiliária, Investimentos, Patrimônio Líquido, Implantação de Projetos que podem ser operados de modo independentes, são ideais para sua empresa e, em especial para Seguradoras, Fundos de Pensão, Financeiras onde cada módulo tem desempenho individualizado.

APURAÇÃO DE CUSTO - É o único Sistema oferecido no mercado que apura custo quaisquer que sejam as atividades das empresas e destacamos o custo de produção e de comercialização - margem de contribuição - por embalagem vendida, por local de venda, por cliente, de modo direto sem remanejamento de números.

APLICATIVOS - A contabilidade tradicional, bem como aquela que, ao utilizar, é maltratada pelos aplicativos largamente difundidos no mercado e infelizmente aceitos, não obedecem ao princípio da competência e, na grande maioria, não obedecem ao método das partidas dobradas e estão sempre com os seus registros atrasados.

ATIVIDADES CONTÁBEIS - Os aplicativos se interligam com problemas e assim, não se integram. Emitem o balancete de verificação; há conciliações e por fim, emitem o balanço com muito atraso. Isto é a contabilidade tradicional; sempre depois. A sua escrituração é pelo regime de caixa o que impossibilita ter a contabilidade com o enfoque gerencial; tem os controles físico e econômico defasados e o controle financeiro fica prejudicado. A contabilidade está sempre depois, atrasada e a prova eloqüente é a Lei 6404/76 - Lei das Sociedades por Ações - permitir a realização da AGO até 4 meses depois do encerramento do exercício social e esta defasagem não contribui para a gestão com o enfoque gerencial. Esta lei, no seu artigo 177 diz que a escrituração, em obediência aos princípios da contabilidade, deve ser pelo regime de competência. Com o SICCT o balanço está fechado a cada movimento contábil .

MUDANÇAS CONTÍNUAS NO MERCADO - A abertura mundial da economia, traz mudanças profundas nas regras de mercado, exigindo menores preços de venda, melhor qualidade dos produtos e dos serviços, novas tecnologias e assim, as empresas precisam realizar simulações em função das variáveis do seu Ambiente Total.

JOGOS DE NEGÓCIOS – O SIOE que é, na verdade, a sua gestão projetada e em linha com a sua contabilidade com enfoque gerencial, faz simulações contínuas, absorvendo as variáveis do mercado como quantidades de vendas, preços de venda, prazos de recebimentos, taxas de câmbio, fretes, juros de empréstimos, custos das materiais primais, etc, salários, custos de marketing e de vendas e outras e projetando novos custos de produção, margens de lucros por produto vendido (embalagem, tonelada, etc), fluxo de caixa.

RELATÓRIO EM TEMPO REAL - Só este Sistema Integrado de Gestão gera, continuamente, para as Direções estratégica e gerencial da empresa, relatórios em tempo real, orçado e contábil, de custo de produção, de margens de lucros, fluxos de caixa prospectivo e do dia e quaisquer outros. Especialmente gera o relatório D.V.A. (Demonstração do Valor Agregado), muito importante para a gestão da empresa e que, por proposta da CVM, está em discussão na câmara federal, a sua inclusão nas demonstrações contábeis.

IMPLANTAÇÃO - São ajustáveis às empresas quaisquer que sejam os seus portes e ramos de atividades e a sua implantação que pode acontecer em até 6(seis) meses, organiza a sua empresa, independente das "ilhas de resistências". Este Sistema Integrado de Gestão é implantável com a chancela da FGV.

FASB 52, 95 E VALOR ATUAL - O SICCT elabora estes relatórios por movimento de cada conta contábil e com isto, eles são precisos, o que diferenciam dos relatórios atuais que são elaborados por média. O FASB 52 e o Valor Atual informam se a sua empresa, especialmente as importadoras e exportadoras, está criando riquezas para o governo e para os proprietários ou somente riqueza para o governo e prejuízos para os acionistas.

CONTABILIDADE GLOBALIZADA - Este Sistema Integrado de Gestão que descentraliza os controles e centraliza as informações atende, em função de seus conceitos, princípios da contabilidade, concepção sistêmica e organização, a "holding company" com relatórios gerenciais obtidos de suas afiliadas, via eletrônica, elabora o FASB 52 e consolida as suas demonstrações contábeis, a qualquer tempo.

CONCLUSÃO - Com a utilização deste Sistema Integrado de Gestão as organizações tornam-se ágeis, flexíveis, dinâmicas e absorverão com êxito, as transformações das regras decisivas do mercado e alcançam os seus objetivos sociais com segurança. Esta é, indubitavelmente a única solução.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem