Pantanal de Pacatuba no Estado de Sergipe

Pantanal de Pacatuba no Estado de Sergipe

Pantanal de Pacatuba no Estado de Sergipe
Pantanal de Pacatuba no Estado de Sergipe

O Pantanal de Pacatuba, em Pacatuba no estado de Sergipe, também conhecido como Pantanal Nordestino é composto de 40 Km² de área verde que reúne biodiversidade pântanos, manguezais, dunas, mar e Mata Atlântica formando um cenário harmonioso de fauna e flora. Fica localizado entre a foz do rio São Francisco e a Reserva de Santa Isabel, banhado por águas límpidas e transparentes do rio Poxim, um afluente do Velho Chico. interligado por lagoas e cobertos por plantas típicas de áreas alagadas, como juncos, aguapés, aningas e macroalgas.

Intocado e preservado, nessa ecossistema sergipano são encontrados macacos de várias espécies, dentre elas o Guigó, lontras, capivaras e jacarés do papo amarelo (ameaçado de extinção). É o maior aqüífero do Nordeste, onde a água potável é abundante.

A rica flora é composta de plantas aquáticas raras, bromélias, mandacarus, mangabeiras, cajueiros, mandacarus e outras espécies de cactos.

O Pantanal de Pacatuba é considerado um exemplo de conservação da natureza por manter ainda intacta uma extensa região de rara biodiversidade.

Pantanal de Pacatuba no Estado de Sergipe
Pantanal de Pacatuba no Estado de Sergipe
Pantanal de Pacatuba no Estado de Sergipe

Turismo
Pacatuba, a 116 km da capital Aracaju, próximo da foz do Rio São Francisco onde está localizado o Pantanal de Pacatuba.

Para chegar ao mar é necessária a maré baixa e há apenas um caminho. A praia é ideal para os surfistas. É formada por coqueiros, areia clara e fofa e é praticamente deserta. Como a sinalização é precária, é preciso pedir informação aos moradores e a melhor referência para chegar ao mar é o Pontal dos Mangues.

Diferente do que se possa imaginar, o melhor da região não é a praia, mas sim o que há em volta dela. Pacatuba tem um trecho cercado de mata atlântica que esconde dunas, lagoas costeiras, pântanos e manguezais, apelidados de "Pantanal Sergipano" ou "Pantanal de Pacatuba".

Pantanal de Pacatuba no Estado de SergipeAssim como no Pantanal mato-grossense, o local é uma planície inundada e há uma grande biodiversidade. São mais de 100 espécies catalogadas, com muitos peixes, mamíferos, aves e plantas ornamentais. Segundo especialistas, o pantanal nordestino foi formado há mais de 12 mil anos. A região tem cerca de 40 km de extensão e pode ser admirada no percurso que liga Pacatuba à outra praia do litoral norte, Pirambu.

É possível chegar ao local pela BR-101 pela estrada para Japaratuba, mas para contemplar as belezas da região é preciso ir ou voltar para Pirambu pela estrada de terra. O local mais bonito é o Mirante do Robalo, onde é possível visualizar o conjunto de belezas que estão na região.

Ainda perto do caminho entre as duas praias, há a Lagoa Redonda: área cercada por dunas e um lindo riacho. De cima das montanhas de areia é possível avistar a praia de Pirambu. Na lagoa há um camping e muitas pessoas costumam acampar e desbravar os riachos próximos à região, como a cachoeira do Roncador.

Pirambu está a 75 km de Aracaju e já possui infraestrutura para os turistas, com pousadas, restaurantes e quiosques á beira-mar. Quem gosta de frutos do mar não deve deixar de degustar os camarões e caranguejos da região. Os pratos custam em média R$ 35 para duas pessoas.

Assim como Pacatuba, o local é formado por uma colônia de pescadores - pirambu é o nome de um peixe típico da região. A praia também é adequada à prática de surf já que possui boas ondas. Assim como em todo o Estado de Sergipe, muitos coqueiros compõem o cenário.

Pirambu abriga a primeira base do Projeto Tamar instalada no Brasil, em 1982, e sedia a Coordenação Regional do Projeto Tamar-ICMBio de Sergipe e Alagoas. São 53 km de praias monitoradas que protegem quase 2400 desovas e 106 mil filhotes a cada temporada. 80% das tartarugas são da espécie oliva, a menor entre as marinhas que ocorrem no Brasil, com comprimento curvilíneo de casco entre 70 e 74 centímetros.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem