Edáfica | Fauna Edáfica ou Fauna do Solo
Edáfica
É tudo que resulta de fatores inerentes ao solo, ou é por eles influenciado.
Fauna Edáfica
É o conjunto de animais que vive dependendo diretamente do solo, minhocas, determinados besouros, vermes, nematódeos, e os predadores tipo toupeira Alguns desses animais moram na superfície, sendo chamados de Epiedáficos, é o caso de ácaros, colêmbola, larvas de insetos, lacraias, etc… Outros habitam dentro do solo, como as minhocas.
A fauna do solo é composta por animais que são muito diferentes, tanto do ponto de vista filogenético, quanto funcional. São heterótrofos, como todos os animais da Terra, isso significa que se alimentam de materiais orgânicos, contudo, uns e outros comem coisas bem diferentes: há os saprófitos que gostam de restos, como folhas caídas e bichos mortos, outros são herbívoros e comem materiais vegetais, como folhas verdes ou raízes vivas, e ainda há os carnívoros que se alimentam de outros animais, comendo alguns colegas da fauna do solo.
A fauna edáfica é importante para os ecossistemas terrestres, porque está relacionada com a decomposição (degradação enzimática de restos orgânicos que resulta na liberação de nutrientes minerais). Os animais da fauna edáfica não são capazes de realizar a decomposição, mas quando se alimentam, vão triturando os restos orgânicos depositados sobre o solo, ajudando muito aos organismos decompositores, que são bactérias, fungos e actinomicetes, também moradores do solo.
A decomposição é um processo fundamental para os ecossistemas, porque através dele são liberados elementos necessários para as plantas, sem esses elementos as plantas não conseguem crescer adequadamente, de modo que não existiriam florestas se não houvesse decomposição.
Respiração Edáfica
Considera-se por respiração edáfica, o (CO2) liberado tanto pela atividade dos microrganismos como o resultante da respiração do sistema radicular dos vegetais existentes em determinada área. Esta quantidade de (CO2) liberado pelo sistema radicular pode variar, segundo alguns autores, de 30 a 50% do total.