Húmus Sapiens | Sanitário Ecológico
O húmus sapiens é um sistema de aproveitamento de dejetos desenvolvido pelo IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado). Ele é um sanitário que leva os dejetos para uma câmara de compostagem. O húmus sapiens não usa água quando se dar descarga. Os dejetos são transformados em adubo orgânico para colocar em plantações. Esse sanitário é um ótimo substituto do banheiro usado em fazendas (em pequenas casinhas de madeira fora de casa).
São muitos os desperdícios da água, e por termos esse recurso em abundância no nosso planeta, as pessoas a utilizam de forma um tanto abusiva. As descargas de vasos sanitários por exemplo, são os grandes vilões de desperdício de água doméstica nessa história, e são responsáveis por mais de 40% da água consumida em cada residência.
Ou seja, estamos usando em média 15 a 20 litros de água limpa e tratada apenas para transportar dejetos e serem misturados com mais água suja. Uma forma melhor de pensar é que a cada 2 segundos segurando o botão de descarga, usamos 2 litros de água.
O banheiro batizado de Húmus Sapiens, desenvolvido pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado – IPEC, localizado em Pirenópolis (GO), pela pessoa de Walter Oliveira, não utiliza água para transporte de dejetos. A decomposição é feita pela ação bioquímica em uma de suas 2 câmaras de compostagem, onde é dicionado material orgânico seco, que retém a emissão de odores, substituindo a descarga. Pela acão da gravidade, o húmus formado é estocado em um depósito subterrâneo, e torna-se uma grande riqueza em forma de nutrientes para o solo.
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org