Dragão-de-Komodo (Varanus komodoensis)
O Dragão-de-Komodo (Varanus komodoensis), também conhecido como monitor-de-komodo, é uma grande espécie de lagarto encontrado nas ilhas indonésias de Komodo, Rinca, Flores, Gili Motang e Gili Dasami. Membro da família de lagartos monitor (Varanidae), é a maior espécie viva de lagarto, podendo chegar a 3 m de comprimento em casos raros e pesar até cerca de 70 kg. O seu tamanho incomum tem sido atribuído ao gigantismo da ilha, já que não há outros animais carnívoros para preencher o nicho nas ilhas onde eles vivem.O dragão-de-komodo possui mais de 50 estirpes de bactérias mortais em sua saliva. Estas bactérias provocam septicemia (infecção geral grave) em suas vítimas. Em uma caçada, o dragão-de-komodo morde sua presa e depois a segue por horas ou dias até que ela morra em decorrência da infecção causada pelas bactérias mortais presentes em sua saliva.
O acasalamento começa entre maio e agosto, e os ovos são postos em setembro. Cerca de vinte ovos são depositados em ninhos de megapodes abandonados ou em um buraco auto-cavado. Os ovos são incubados por 7-8 meses e os filhotes nascem em abril, quando os insetos são mais abundantes. Jovens dragões-de-komodo são vulneráveis e, portanto, vivem em árvores, a salvo de predadores e adultos canibais. Eles levam cerca de 8-9 anos para atingirem a maturidade, e a estimativa de vida é de até 30 anos.
Na natureza o seu território diminuiu devido às atividades humanas, e estão listados como vulneráveis pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Eles são protegidos por lei na Indonésia, e um parque nacional (Parque Nacional de Komodo) foi fundado para ajudar nos esforços de proteção.
www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br