GATO-DO-MATO-PEQUENO (Leopardus tigrinus)

O gato-do-mato-pequeno é um pequeno felino pintado encontrado nas florestas tropicais da América Central e do Sul. É um parente próximo da jaguatirica  e do gato-maracajá. É um animal noturno que caça roedores e aves.

O gato-do-mato-pequeno lembra o gato-maracajá e a jaguatirica, mas é menor, com um corpo esbelto e focinho mais estreito. Mede cerca de 38-59 cm de comprimento, mais uma cauda de de 20-42 cm. Apesar de ser um pouco mais comprido que a média de um gato-doméstico, o gato-do-mato-pequeno geralmente é mais leve, pesando 1,5-3 kg.

Alguns gatos-do-mato-pequeno melanísticos já foram relatados em regiões de florestas mais densas, dentro da sua área de distribuição.

Comportamento
O gato-do-mato-pequeno é um animal principalmente terrestre, mas também é um hábil escalador. Como todos os felinos, é um carnívoro, alimentando-se de pequenos mamíferos, lagartos, aves, ovos, invertebrados, e ocasionalmente pererecas. Geralmente são noturnos, mas em áreas como a Caatinga, onde a sua principal fonte de alimento consiste de lagartos diurnos, eles são mais propensos a serem ativos durante o dia.

Distribuição e habitat
Esta espécie apresenta uma preferência por florestas montanhosas, e normalmente são encontrados em altitudes mais elevadas que a jaguatirica e o gato-maracajá. Já foram encontrados em habitats de grandes altitudes - 4.500 m, na Colômbia, nos Andes Equatorianos, e em florestas subtropicais de altitude no Brasil. Eles também foram identificados em ambientes de cerrado e caatinga. Normalmente estão distribuídos a partir da Costa Rica ao norte da Argentina. Já foram registrados também no norte do Panamá.

Reprodução
A fêmea pode dar à luz a 1-3 filhotes (geralmente apenas 1), após uma gestação de 74-76 dias. Os filhotes abrem os olhos após 8-17 dias, um período excepcionalmente longo para um felino deste tamanho. Os filhotes não começam a ingerir alimentos sólidos até que estejam com 38-56 dias de idade (muito mais tempo que o gato-doméstico), mas estão totalmente desmamados aos 3 meses.

O gato-do-mato-pequeno atinge a maturidade sexual por volta dos 2-2,5 anos de idade. Eles têm uma expectativa de vida de cerca de 11 anos na natureza, mas há registros desses felinos atingindo 17 anos de idade.

Conservação
A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) classificou o gato-do-mato-pequeno como vulnerável. As principais ameaças a estes felinos são o desmatamento e a caça ilegal. Gatos-do-mato-pequeno são mortos por suas peles, que são muito valorizadas e muitas vezes vendidas ou transformadas em roupas. Relatórios em 1972 e 1982 na América do Sul mostraram que o gato-do-mato-pequeno era um dos 4 felinos mais perseguidos entre os felinos de pequeno porte.

Outro fator que contribui para a mortalidade do gato-do-mato-pequeno é a expansão humana, estabelecendo-se em áreas que são habitats desses felinos. Infelizmente, alguns países como o Equador, Guiana, Nicarágua e Peru ainda permitem a caça do gato-do-mato-pequeno.

Subespécies
Atualmente as seguintes subespécies são reconhecidas:

    Leopardus tigrinus tigrinus - leste da Venezuela, Guiana, nordeste do Brasil
    Leopardus tigrinus guttulus - centro e sul do Brasil, Uruguai, Paraguai, norte da Argentina
    Leopardus tigrinus oncilla - América Central
    Leopardus tigrinus pardinoides - oeste da Venezuela, Colômbia, Equador


Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem