Oragontango-de-Sumatra (Pongo abelii)

Oragontango-de-Sumatra (Pongo abelii)

Oragontango-de-Sumatra (Pongo abelii)
O Oragontango-de-Sumatra (Pongo abelii) é uma das duas espécies de orangotangos. Encontrado somente na Ilha de Sumatra, na Indonésia, ele é menor e mais raro que o orangotango-de-bornéu. Os machos de orangotango-de-sumatra crescem cerca de 1,4 m de altura e pesam cerca de 90 kg. As fêmeas são menores, em média 90 cm de altura e 45 kg de peso.

O habitat dos orangotangos são as florestas tropicais e subtropicais. A palavra orangotango (orangutan em inglês) vem da língua malaia e significa "pessoa da floresta" - "orang" significa pessoa e "(h)utan" significa floresta.

Comparado com o orangotango-de-bornéu, o orangotango-de-sumatra tende a ser mais frugívoro e especialmente insetívoro. As frutas preferidas incluem figos e jacas, mas também se alimenta de ovos de pássaros e pequenos vertebrados.

O orangotango-de-sumatra é mais arborícola que seu parente de Bornéu. Esse comportamento pode ser explicado devido a presença de grandes predadores, como o tigre-de-sumatra. Ele também é mais social que o de Bornéu. Grupos desses orangotangos se reúnem para se alimentar de frutos das árvores de figo. No entanto os machos adultos geralmente evitam contato com outros machos adultos.

As fêmeas dão a luz uma vez a cada 9 anos em média - o mais longo intervalo relatado entre os grandes símios. As mães e seus filhotes compartilham um forte vínculo. Os filhotes permanecem com suas mães por cerca de seis ou sete anos até desenvolverem as habilidades necessárias para sobreviverem por conta própria. São animais de vida longa - o tempo de vida estimado é de mais de 50 anos.

O orangotango-de-sumatra é endêmico da Ilha de Sumatra e está particularmente restrito ao norte da ilha. Na natureza, os orangotangos-de-sumatra sobrevivem na província de Nanggroe Aceh Darussalam (NAD), a parte mais ao norte de Sumatra. Esses orangotangos já foram encontrados mais ao sul da ilha no século 19. Existem pequenas populações na província de Sumatra do Norte ao longo da fronteira com NAD, particularmente nas florestas do Lago Toba. Um estudo na região do Lago Toba encontrou apenas duas áreas habitadas, Bukit Lawang (definido como santuário animal) e o Parque Nacional Gunung Leuser.

A espécie está perdendo rapidamente seu habitat natural para a agricultura e assentamentos humanos. Desde 2000 a espécie está classificada como criticamente ameaçada de extinção na lista vermelha de espécies ameaçadas da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), e é considerado um dos 25 primatas mais ameaçados do mundo.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem