Como Economizar Energia Elétrica | 10 Dica Para Economizar Energia Elétrica
O uso exagerado da energia elétrica pode causar danos irreparáveis ao meio ambiente, além de aumentar o valor da conta de luz exponencialmente. Algumas mudanças simples na sua rotina poderão poupar muita energia elétrica e a natureza, assim como o seu dinheiro no final do mês.10 formas para você economizar energia e ajudar o meio ambiente:
1 - Economize energia elétrica usando o sol
Aproveite o calor do sol instalando janelas amplas no lado em que o sol bate da casa. Para evitar calor excessivo, instale toldos, beirais ou cortinas, que bloquearão o sol do verão.
2 - Economize energia elétrica através de uma casa com bom isolamento térmico
Certifique-se de que sua casa tenha bom isolamento. A temperatura numa casa com isolamento eficaz pode ser 10° C mais alta no inverno e até 7° C mais baixa no verão.
3 - Economize energia elétrica estendendo as roupas no varal
Sempre que o tempo permitir, use o varal, em vez da secadora de roupas. Você economizará e ajudará a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em 3 kg a cada lavagem.
4 - Economize energia elétrica tirando aparelhos eletrônicos da tomada
Uma das maneiras mais simples de economizar energia é tirar eletrodomésticos da tomada quando não se pretende usá-los por algumas horas. Manter os aparelhos plugados pode ser responsável por 10% da conta de luz.
5 - Economize energia elétrica evitando a entrada de ar frio
Tape as frestas das janelas, portas e outras aberturas com panos ou materiais vedantes. Evitar a entrada de ar frio pode reduzir a perda de calor em até 25% no inverno.
6 - Economize energia elétrica usando cortinas
Reduza a perda de calor em até um terço no inverno usando cortinas pesadas, bem próximas à janela, e reposteiros.
7 - Economize energia elétrica utilizando a lâmpada certa
Substitua as lâmpadas incandescentes comuns por lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs). Apesar de mais caras, as LFCs são mais eficientes, proporcionando iluminação equivalente com consumo bem menor: uma LFC de 25 watts é tão luminosa quanto uma lâmpada comum de 100 watts. Por isso, as LFCs podem durar dez vezes mais e consumir 80% menos energia.
8 - Economize energia elétrica comprando eletrodomésticos adequados ao seu consumo
Escolha eletrodomésticos que consumam pouca energia e tenham o tamanho adequado à sua necessidade – uma geladeira de 284 litros gasta 20% mais energia que uma de 210 litros, mesmo tendo a mesma classificação de consumo;
9 - Economize energia elétrica através de tubulações de água eficiente
Certifique-se de que os reservatórios e tubulações de água quente estão bem isolados. O aquecimento da água pode representar um quarto da conta de luz de uma casa – e até metade do custo de aquecimento da água pode ter origem na perda de calor.
Na próxima vez que trocar de sistema de aquecimento de água, pense em optar por uma bomba a gás, solar ou elétrica mais econômica, que garantirá uma economia a longo prazo e ajudará a reduzir a emissão de gases do efeito estufa.
Economizar energia elétrica faz bem para a manutenção de custos de uma casa e de uma empresa, sobretudo, ajuda a poluir menos o planeta, considerando o uso em massa de fontes não renováveis de geração de energia como as termelétricas ou de alto impacto ambiental como as hidrelétricas. Nos últimos anos, o consumo de energia elétrica em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, tem crescido 8 vezes ao ano, em comparação com os países desenvolvidos.
O aumento do consumo de energia nos países em desenvolvimento pode ser explicado pela modernização no setor agrícola, na elevação da automatização industrial e por meio da expansão do consumo das pessoas, principalmente, a partir da emergência da classe média como classe consumidora, fenômeno também detectado nos últimos anos no Brasil.
O aumento do consumo de energia nos países em desenvolvimento pode ser explicado pela modernização no setor agrícola, na elevação da automatização industrial e por meio da expansão do consumo das pessoas, principalmente, a partir da emergência da classe média como classe consumidora, fenômeno também detectado nos últimos anos no Brasil.
As pessoas estão comprando mais equipamentos, referidos como bens de consumo, e vivendo com mais conforto. Para atender a demanda, um país como o Brasil é exigido a investir mais em infraestrutura para geração e distribuição de energia elétrica, porém, para reduzir o risco de um novo apagão, como o ocorrido no início dos anos 2000, e para diminuir a conta de luz mensal entre 10% e 20%, selecionamos as principais dicas para uma boa economia no consumo de energia elétrica.
- Durante o dia, aproveite a luz do sol para iluminar os ambientes e secar roupas ao ar livre. Porém, em dias de verão, utilize cortinas e toldos para diminuir a incidência de calor;
- Utilize telhado verde (jardim suspenso no terraço ou sobre as telhas) para diminuir a temperatura dentro de casa;
- Enquanto não são utilizados, desligue as tomadas dos equipamentos;
- Substitua as lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas fluorescentes compactas, que oferecem maior eficiência, durabilidade e maior qualidade;
- Revise os sistema de aquecimento de água de sua casa;
- Revise ou troque o equipamento de ar condicionado por um mais econômico, com certificação;
- Dê preferência aos eletrodomésticos vendidos com o Selo Procel A, utilizado para indicar a eficiência do uso de energia elétrica durante a sua utilização;
- Não esqueça lâmpadas acesas em cômodos vazios.