Yucca | Yucca gloriosa e Yucca aloifolia
Nativa da zona do Caribe, a iúca é encontrada em parques e jardins de numerosos países da zona temperada, onde é empregada como planta ornamental pela beleza das folhas e sobretudo das flores, que se agrupam em grandes talos eretos.
Iúca é nome de várias espécies de plantas pertencentes à família das liliáceas e ao gênero Yucca, em especial Yucca gloriosa e Yucca aloifolia. No Brasil, essas espécies são conhecidas como vela-da-pureza ou círio-de-nossa-senhora. Podem alcançar vários metros de altura e as folhas, perenes, largas e um tanto coriáceas, de cor verde-escura, apresentam as extremidades terminadas numa ponta mais ou menos espinhosa. As flores são esbranquiçadas e agrupam-se em panículas eretas e vistosas, que conferem à planta grande atrativo no verão, época em que floresce.
De origem caribenha, a iúca espalhou-se pela América Central e América do Sul. Sua beleza e porte, assim como a resistência ao frio, mesmo quando intenso, fizeram seu cultivo estender-se por muitos países de clima temperado. A planta requer solo leve e bem drenado. O ideal é ser bem exposta ao sol. Dela obtêm-se fibras têxteis, apropriadas a várias modalidades de tecelagem e cordoaria.
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org