Cientistas descobriram uma reserva de água com cerca de 200 bilhões de metros cúbicos em um aquífero no Quênia. A identificação foi possível usando um satélite altamente tecnológico para estudos geológicos.
A reserva é tão grande que pode abastecer as necessidades do país por mais de 70 anos. Os pesquisadores encontraram um aquífero em uma camada abaixo do solo com o total de 200 bilhões de metros cúbicos de água doce.
A Unesco e o governo do país vão unir esforços para conseguirem maneiras mais eficazes de extrair a água. O aquífero chamado de Bacia Lotikipi está localizada a 1.000 metros de profundidade. Ela tem 900% mais água do que as reservas comumente encontradas no país.
O Quênia é um país que sofre há décadas com problemas de seca. Descobrir algo assim pode significar um divisor entre a vida e a morte de milhões de pessoas.
O responsável pela descoberta é o pesquisador Alain Gachet do Radar Technologies International. Ele e sua equipe usaram um satélite específico e somaram dados de mapas geológicos. A combinação dessas informações permitiu dizer com grandes chances de sucesso o local onde estaria o aquífero.
A Unesco quer que o cientista use o mesmo sistema para tentar encontrar água em outros países extremamente pobres da África.
A Unesco quer que o cientista use o mesmo sistema para tentar encontrar água em outros países extremamente pobres da África.