Mamão (Carica papaya)
Mamão (Carica papaya) é o fruto do mamoeiro, planta da família das caricáceas (Carica
papaya), que atinge, não raro, altura de mais de cinco metros, porém de
caule fibroso e não lenhoso. O mamoeiro cresce rapidamente: em um ano
chega à fase adulta. Em geral não ramificado, o caule é coroado por
grandes folhas lobadas, com pecíolos ocos de até sessenta centímetros,
que ao caírem deixam fundas cicatrizes.
De origem incerta, mas provável fusão espontânea de espécies do México e América Central, o mamão é produzido o ano inteiro e cultivado em todo o mundo tropical e áreas quentes dos subtrópicos.
Normalmente o mamoeiro é dióico, com flores masculinas e femininas produzidas em pés distintos. Há, porém, plantas hermafroditas ou monoicas, com flores de ambos os sexos. Nos pés tipicamente masculinos, as flores afuniladas, com cerca de 2,5cm de comprimento, agrupam-se na extremidade de pedúnculos com quase um metro de extensão e dão origem a frutas de gosto pouco apurado, os mamões-machos, mamões-de-cabo ou mamões-de-corda.
Os que dão frutos melhores são os pés femininos, cujas flores, brancas como as outras mas bem maiores, se apoiam em pedúnculos curtos formados nas axilas das folhas. Nas plantações de pés femininos, é preciso haver pelo menos dez por cento de mamoeiros-machos, para a fecundação. Já os pés hermafroditas, de flores pequenas em pedúnculos curtos, não dependem do pólen de outros pés para se fecundarem. O mamoeiro propaga-se por sementes e não tolera o frio. As condições ideais de cultivo estão na faixa de 22o a 26o C e altitudes de até 200m acima do nível do mar.
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
www.geografiatotal.com.br