Colibri Sílfide (Loddigesia mirabilis)
O Colibri Sílfide (Loddigesia mirabilis) é um beija-flor branco, verde e bronze. O seu tamanho médio é de cerca de 15 cm de comprimento, adornado com penas de crista azul, um gorro turquesa brilhante e uma linha preta nas suas partes inferiores brancas. É o único membro do gênero monotípico Loddigesia. É sexualmente dimorfo.
Uma espécie endêmica do Peru, esta espécie é encontrada nas bordas da floresta na região de Río Utcubamba. Foi relatado pela primeira vez em 1835 pelo colecionador de pássaros Andrew Matthews e George Loddiges.
O Colibri Sílfide (Loddigesia mirabilis) é único entre os pássaros a ter apenas quatro penas na cauda. Sua característica mais marcante são as duas longas penas da cauda externa em forma de raquete do macho que se cruzam e terminam em grandes discos ou "espátulas" azul-violeta. Ele pode movê-los de forma independente.
Devido à perda de habitat, tamanho pequeno da população e alcance limitado, o Colibri Sílfide (Loddigesia mirabilis) está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. Está listado no Apêndice II da CITES.
Em 2006, a American Bird Conservancy forneceu a um parceiro peruano de conservação ECOAN apoio para assinar um acordo de conservação com a Comunidade Pomacochas para proteger e manejar cerca de 100 acres (0.40 km2) de habitat significativo para o Colibri Sílfide (Loddigesia mirabilis). Mais de 30.000 mudas de árvores nativas e arbustos foram plantadas lá para o Colibri Sílfide (Loddigesia mirabilis). Essa medida de conservação é a primeira desse tipo no Peru.
O Colibri Sílfide (Loddigesia mirabilis) foi apresentado na série de TV da PBS, Nature e na série de TV da BBC, Natural World.