Rio | Características Gerais dos Rios

Rio | Características Gerais dos Rios

Elementos existentes nos rios

Um rio é um curso natural de água corrente, geralmente de água doce, que flui para um oceano, mar, lago ou outro rio. Em alguns casos, um rio deságua no solo e se torna seco no final de seu curso sem atingir outro corpo de água. Pequenos rios podem ser referidos usando nomes como riacho, riacho, riacho, riacho e riacho. Não há definições oficiais para o termo genérico rio como aplicado a características geográficas, embora em alguns países ou comunidades um fluxo seja definido por seu tamanho. Muitos nomes para pequenos rios são específicos da localização geográfica; exemplos são "executados" em algumas partes dos Estados Unidos, "queimam" na Escócia e no nordeste da Inglaterra, e "beck" no norte da Inglaterra. Às vezes um rio é definido como sendo maior que um riacho, mas nem sempre: a linguagem é vaga.

Rio | Características Gerais dos Rios
Rio | Características Gerais dos Rios
Rio | Características Gerais dos Rios
Rio | Características Gerais dos Rios

Os rios fazem parte do ciclo hidrológico. Geralmente, a água se acumula em um rio a partir da precipitação através de uma bacia de drenagem de escoamento superficial e outras fontes, como recarga de água subterrânea, nascentes e a liberação de água armazenada em gelo natural e pilhas de neve (por exemplo , das geleiras). Potamologia é o estudo científico dos rios, enquanto a limnologia é o estudo das águas continentais em geral.

Topografia
Geralmente os rios, especialmente os maiores, são divididos em três partes principais de acordo com sua capacidade erosiva e transporte de sedimentos:

Curso superior
O curso superior de um rio é onde eles nascem. Geralmente, coincide com as áreas montanhosas de uma certa bacia. Aqui, o potencial erosivo é muito maior e os rios tendem a formar vales em forma de V, encaixando-se no relevo. Quando esta parte de um rio está em um clima seco, às vezes pode ser chamado de barrancos, ravinas ou torrentes.

Curso médio
Geralmente, no meio de um rio, muitas vezes áreas ou áreas alternadas onde o rio corrói e onde os depósitos de sedimentos, que são principalmente devido a flutuações na inclinação e a influência que diz respeito ao fluxo e sedimentos de seus afluentes. Ao longo do curso do meio, a seção transversal do rio geralmente amolecerá, tomando a forma de uma bacia seccionada em vez da forma de V que prevalece no curso superior. Ao longo do curso médio, o rio ainda tem energia suficiente para manter um curso aproximadamente reto, a menos que existam obstáculos, como várias curvas ou montes.

Curso inferior
É a parte onde o rio flui em áreas relativamente planas, onde geralmente forma meandros: estabelece curvas regulares, podendo formar lagos de ferradura. O rio que flui transporta grandes quantidades de sedimentos, que pode levar a ilhas sedimentares, chamados deltas e também pode causar elevação do canal acima do nível da planície, tantos rios muitas vezes correr paralela a ela por não ser capaz de liderar pela maior elevação do rio principal: eles são os rios do tipo Yazoo. Um rio que termina em uma boca muito larga e profunda é chamado de estuário.

Postagem Anterior Próxima Postagem