Gato Doméstico (Felis catus)
O gato ou gato doméstico (Felis catus) é um pequeno mamífero carnívoro. É a única espécie domesticada da família Felidae. O gato é um gato doméstico, mantido como um animal de estimação ou um gato selvagem, variando livremente e evitando o contato humano. Um gato doméstico é valorizado pelos humanos pela companhia e pela habilidade de caçar roedores. Cerca de 60 raças de gatos são reconhecidas por vários registros de gatos.
Os gatos são semelhantes em anatomia às outras espécies felinas, com um corpo forte e flexível, reflexos rápidos, dentes afiados e garras retráteis adaptadas para matar pequenas presas. Eles são predadores que são mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer. Os gatos podem ouvir sons muito fracos ou muito altos em freqüência para os ouvidos humanos, como aqueles feitos por camundongos e outros animais pequenos. Em comparação com os humanos, eles enxergam melhor no escuro (eles enxergam em quase total escuridão) e têm um melhor senso de olfato, mas uma visão de cores mais fraca. Gatos, apesar de serem caçadores solitários, são uma espécie social. A comunicação do gato inclui o uso de vocalizações, incluindo miados, ronronar, trinar, assobios, grunhidos e rosnados, assim como linguagem corporal específica para gatos. Os gatos também se comunicam secretando e percebendo os feromônios.
Gatos domésticos femininos podem ter filhotes da primavera até o final do outono, com tamanhos de leitões que variam de dois a cinco gatinhos. Gatos domésticos podem ser reproduzidos e mostrados como gatos registrados com pedigree, um passatempo conhecido como fantasia de gato. A falha em controlar a reprodução de gatos de estimação por esterilização e castração, bem como o abandono de animais de estimação, resultou em um grande número de gatos selvagens em todo o mundo, contribuindo para a extinção de espécies inteiras de aves e evocando o controle populacional.
Durante muito tempo pensou-se que a domesticação dos gatos foi iniciada no Egito, porque os gatos no antigo Egito eram venerados desde 3100 aC. No entanto, a primeira indicação para a domesticação de um gato selvagem africano (F. lybica) foi encontrada em Chipre, onde um esqueleto de gato foi escavado perto de uma sepultura neolítica humana que data de cerca de 7500 aC. Os Wildcats africanos foram provavelmente domesticados pela primeira vez no Oriente Próximo. O gato leopardo (Prionailurus bengalensis) foi domado independentemente na China por volta de 5500 aC, embora essa linha de gatos parcialmente domesticados não deixe traços nas populações de gatos domésticos de hoje.
A partir de 2017, o gato doméstico foi o segundo animal de estimação mais popular nos EUA em número de animais de estimação, depois de peixes de água doce, com 94,2 milhões de gatos de propriedade. A partir de 2017, foi classificado como o terceiro animal de estimação mais popular no Reino Unido, depois de peixes e cães, com cerca de 8 milhões sendo propriedade. O número de gatos no Reino Unido quase dobrou desde 1965, quando a população de gatos era de 4,1 milhões.