Fossa (Cryptoprocta ferox)
A Fossa (Cryptoprocta ferox) é um mamífero carnívoro, parecido com um gato, endêmico de Madagascar. É um membro da Eupleridae, uma família de carnívoros intimamente relacionados à família dos mangustos (Herpestidae). Sua classificação tem sido controversa porque seus traços físicos se assemelham aos dos gatos, mas outros traços sugerem uma relação próxima com viverrids (a maioria dos civetas e seus parentes). Sua classificação, juntamente com a dos outros carnívoros malgaxes, influenciou hipóteses sobre quantas vezes os carnívoros mamíferos colonizaram Madagascar. Com estudos genéticos demonstraram que a fossa e todos os outros carnívoros malgaxes estão mais estreitamente relacionados entre si (formando um clado, reconhecida como a família Eupleridae), carnivorans são pensados agora para ter colonizado a ilha uma vez, em torno de 18 a 20 milhões de anos atrás.
A fossa é o maior carnívoro dos mamíferos na ilha de Madagáscar e foi comparada a um pequeno puma. Os adultos têm um comprimento da cabeça-corpo de 70-80 cm (28-31 in) e pesam entre 5,5 e 8,6 kg (12 e 19 lb), com os machos maiores que as fêmeas. Tem garras semi-retrácteis (o que significa que pode estender mas não retrair totalmente as garras) e tornozelos flexíveis que permitem subir e descer de cabeça as árvores e também apoiar saltar de árvore em árvore. A fossa é única dentro de sua família pela forma de sua genitália, que compartilha traços com os de gatos e hienas.
A espécie é generalizada, embora as densidades populacionais sejam geralmente baixas. Encontra-se unicamente em habitats florestais e persegue ativamente tanto de dia como de noite. Mais de 50% de sua dieta consiste em lêmures, os primatas endêmicos encontrados na ilha; tenrecs, roedores, lagartos, pássaros e outros animais também são documentados como presas. O acasalamento geralmente ocorre em árvores em membros horizontais e pode durar várias horas. As ninhadas variam de um a seis filhotes, que nascem cegos e desdentados (altricial). Os bebês desmamam após 4,5 meses e são independentes após um ano. A maturidade sexual ocorre por volta dos três a quatro anos de idade e a expectativa de vida em cativeiro é de 20 anos. A fossa é listada como uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Geralmente é temido pelo povo malgaxe e muitas vezes é protegido por sua fada (tabu). A maior ameaça para a espécie é a destruição do habitat.