Apollo VII | Missão Espacial da Nasa

Apollo VII | Missão Espacial da Nasa

Apollo VII | Missão Espacial da Nasa
A Apollo 7 foi a primeira missão tripulada do Projeto Apollo. Os três astronautas da missão foram Walter M. Schirra, Jr., Donn F. Eisele e Walter Cunningham. A decolagem foi em 11 de outubro de 1968 e o retorno em 22 de outubro de 1968. Como seria uma missão em órbita terrestre com pouca carga, foi possível usar o foguete Saturno IB, mais barato que o Saturno V das missões seguintes.

A Nasa escalou como comandante para esta missão o que ela tinha de melhor: o experiente Walter Schirra, remanescente do início do programa espacial estadunidense. Sua responsabilidade era muito grande, pois esta missão testaria pela primeira vez com humanos o conjunto foguete Saturno e nave Apollo.

A espectativa para este vôo era enorme, principalmente porque o Módulo de Commando da Apollo havia sofrido diversas modificações após o incêndio de 1967, que vitimou os astronautas Virgil "Gus" Ivan Grissom, Edward Higgins White II e Roger Bruce Chaffee.

A missão consistiu em diversas atividades em órbita da Terra para testar o Módulo de Comando e Serviço, completando 163 órbitas da Terra. Nesta missão, a nave Apollo não tinha o Módulo Lunar, já que a missão não iria até a Lua.

Dez minutos e meio após o lançamento a nave entrou em órbita a 285 km de altitude.

Walter Cunningham avisou o controle da missão que os painéis adaptadores do Módulo Lunar (que não foi usado nesta missão) não haviam sido totalmente liberados.

Um dos objetivos primários da missão era testar a capacidade de rendez-vous (aproximação em órbita) da nave Apollo, por isto foi feito um rendez-vous com o estágio Saturno IV-B. Inicialmente o estágio Saturno IV-B estava a 80 milhas de distancia da nave. Após algumas manobras, a nave chegou a ficar a 70 pés de distãncia do estágio.

Um teste crucial foi o dos motores de foguete do Módulo de Comando e Serviço. Em oito tentativas de acionamento, houve oito sucessos. Na primeira tentativa, diferentemente da maciez do motor de foguete do Saturno IB, a nave trepidou, provocando um grito de "Yabadabadoo" de Schirra, imitando o personagem de desenho animado Fred Flintstone.

Apollo VII | Missão Espacial da Nasa

Embora pequenos problemas elétricos com um ventilador do painel e um outro problema de superaquecimento das células de combustível, o desempenho da nave foi muito bom.

Três das cinco janelas da nave embassaram devido ao problema com o selante, que só viria a ser corrigido na Apollo 9. Mesmo com este problema, a visibilidade nas janelas foi considerada boa.

Os astronautas da Apollo 7 foram os primeiros a comer comida quente no espaço.

Com este vôo, Walter Schirra tornou-se o único astronauta da história a participar de vôos do Projeto Mercury, Projeto Gemini e Projeto Apollo.

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem