Apollo XII | Missão Espacial da Nasa
Esta foi a primeira missão Apollo a pousar em um ponto pré-determinado da Lua (o que exigiu cuidados especiais para o pouso), para recolher partes da sonda "Surveyor 3", que havia sido enviada alguns anos antes, para estudos científicos relacionados com a decomposição dos componentes em condições extremas do espaço.
O curioso com este objetivo da missão é que o Surveyor 3 não havia sido esterelizado antes de ser enviado a Lua. Os cientistas queriam descobrir se os micro-organismos terrestres haviam sobrevivido ao ambiente inóspito da Lua. Foi descoberta uma pequena quantidade da bactéria Streptococcus mitis em uma peça da câmera de TV da Surveyor que, postas em cultura, surpreendentemente voltaram a se reproduzir.
Esta missão teve como característica principal a descontração de seus membros, mas também o fato curioso em que a nave foi atingida por um raio exatamente no momento da decolagem, e quase perdeu-se o controle dela. A tripulação conseguiu recuperar a decolagem e testou todos os sistemas, comprovando que nada estava errado. Apenas o sistema de pára-quedas não pôde ser testado, o que poderia significar que a missão terminaria com uma tragédia. No entanto, tudo saiu bem, e eles retornaram a salvo.
A missão foi a única que não teve transmissão de imagens de televisão, pois os astronautas danificaram acidentalmente a câmera de TV logo após o pouso na Lua.
www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br