Apollo XV | Missão Espacial da Nasa

Apollo XV | Missão Espacial da Nasa

Apollo XV | Missão Espacial da Nasa
A Apollo 15 foi uma missão tripulada do Projeto Apollo que ocorreu em julho de 1971. A tripulação era formada pelos astronautas David R. Scott, James B. Irwin e Alfred M. Worden.

A missão decolou em 26 de julho de 1971, pousou na Lua em 30 de julho de 1971 e retornou em 7 de agosto de 1971.

Esta missão iniciou a fase final e mais "científica" da exploração da Lua (Apollo 15, Apollo 16 e Apollo 17). Esta mudança no Projeto Apollo deveu-se a um certo desinteresse da opinião pública estadunidense com o programa espacial, pois as viagens para a Lua, já em sua quinta edição, haviam se tornado uma rotina e já não atraiam tanto a atenção da mídia. Além disto, o Congresso dos EUA começava a se perguntar se era válido gastar tanto dinheiro dos contribuintes apenas pela aventura de pisar na Lua. A resposta da Nasa (a agência espacial estadunidense) foram missões com maior duração no solo lunar e com mais experimentos científicos, principalmente relacionados com a geologia da Lua.

Um aspecto pitoresco da missão foi o experimento que o astronauta David Scott executou na superfície da Lua, para comprovar uma teoria de Galileu Galilei. Ele deixou cair uma pluma e um martelo e constatou que, na ausência de ar, ambos chegavam juntos ao solo.

A Apollo 15 foi a primeira missão a contar com um veículo para viajar na superfície da Lua, o rover lunar. Os astronautas viajaram 28 km na superfície da Lua usando o rover, recolhendo amostras de 12 locais diferentes.

Durante o vôo de retorno, Alfred Worden tornou-se o primeiro homem a executar atividade extra-veicular fora da órbita terrestre.

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem