Cavalo | Equus ferus caballus
O cavalo (Equus ferus caballus ou Equus caballus) é um mamífero ungulado e herbívoro de casco grande, pertencente às espécies da família Equidae. Nos últimos 45 a 55 milhões de anos, evoluiu de um pequeno mamífero com vários dedos. Em seu estado natural, os cavalos vivem em rebanhos, geralmente sob o controle de um único garanhão reprodutor. Eles mantêm relações sociais e confiam em sua velocidade para escapar de seus predadores. Equipados com um bom senso de equilíbrio, um forte instinto de vôo e ótimas habilidades de visualização espacial, eles possuem uma característica incomum no reino animal, podendo adormecer enquanto permanecem na posição vertical. As fêmeas, chamadas éguas, dão à luz após onze meses de gestação a um potro jovem, capaz de se levantar e correr logo após o nascimento.
O cavalo é domesticado por seres humanos. Seu uso se espalha por toda a Eurásia desde os primeiros tempos. Embora quase todos os cavalos sejam agora domésticos, há populações de cavalos domésticos retornados à natureza, incluindo o cavalo Przewalski. Um vasto vocabulário especializado foi desenvolvido para descrever os conceitos relacionados ao cavalo. Esse léxico vai da anatomia e da morfologia aos estágios de sua vida, passando pela cor, pelas diferentes raças, pela locomoção e pelo comportamento. A maioria dos cavalos domésticos é treinada para andar ou tracionar entre dois e quatro anos de idade. Eles atingem seu desenvolvimento completo em média em cinco anos. A expectativa de vida deles ao nascer é de 25 a 30 anos.
Durante séculos, os cavalos serviram seres humanos que selecionam raças diferentes para tração, agricultura, guerra ou sela. Os cavalos permitem a expansão do comércio e a expansão de civilizações em grandes áreas. Durante a colonização das Américas, a espécie é reintroduzida neste continente. Considerado "a mais nobre conquista do homem", presente em mitos, religiões, enciclopédias e todas as formas de arte, o cavalo é, de todos os animais, o que mais marcou a história e o progresso da humanidade. Os negócios estão relacionados à sua manutenção, comércio e atividades esportivas, equestres e equestres. Na maioria dos países desenvolvidos, o cavalo agora é montado para lazer ou esporte. Ele pode ser um parceiro de terapia e tende a se aproximar do animal de estimação. Ele produz bens de consumo através de sua carne, leite, couro e urina. Em outros países, o cavalo permanece indispensável para a agricultura e o transporte. A manutenção de cavalos domésticos requer equipamentos especiais e a atenção de especialistas.