Moinho de Vento
Um moinho é uma instalação destinada à fragmentação ou pulverização de materiais em bruto, especificadamente grãos de trigo ou de outros cereais, por meio de mós. Há dois grandes grupos de moinhos tradicionais, que se classificam pela fonte da energia utilizada para fazer mover a mó:
Moinhos de vento são todos aqueles moinhos que utilizam o vento como fonte de energia, a chamada "energia eólica".
Moinhos de água são os moinhos que fazem uso da água corrente ( energia hidráulica).
Além desses, também existem ou existiram moinhos movidos a tração animal ou a eletricidade.
A tecnologia dos moinhos foi, por vezes, adaptada para fins bem diferentes dos originais. Na Holanda, por exemplo, o célebre moinho de vento foi, na maioria dos casos,utilizado para acionar bombas hidráulicas movidas a energia eólica, construídas para drenar a água das chuvas para o mar. Atualmente a drenagem, na Holanda, é efetuada por motores elétricos que acionam bombas tipo Parafuso de Arquimedes.
Nos tempos atuais os Moinhos de trigo sao movidos por energia elétrica.O equipamento que fragmenta os graos chama-se banco de cilindros.Cada banco de cilindros possue dois lados , cada um desses lados possue um par de rolos cilindricos que trabalham em rotacoes contrárias.Os graos caem entre esses rolos e sao triturados/esmagados.Esse produto entao após moído é conduzido a peneira.O produto mais fino obtido dessa peneiracao é denominado farinha de trigo , o produto que nao passa na mesma é entao reconduzido a outro lado de um banco de cilindros ao qual o processo é repetido.Após diversas moagens e peneiracoes o que sobra é o farelo de trigo , que é um produto que será vendido ,na maioria das vezes ,como componente para racao animal.
Moleiro(a): funcionário(a) que é responsável pela conducao do moinho.