Morango Chileno ou Morango Branco (Fragaria chiloensis)
O Morango Chileno ou Morango Branco (Fragaria chiloensis), morango ou morango da costa de Chiloé, é uma planta herbácea perene, da família Rosaceae, que cresce na América do Norte e América do Sul em um grande variedade de climas e solos. Juntamente com F. virginiana, é o progenitor do abacaxi morango ou morango (F. × ananassa), a variedade mais consumida atualmente.
É uma planta de crescimento prostrado que coloniza a terra estendendo seus stolons (hastes rastejantes). Suas hastes são de cor avermelhada e são cobertas com pêlos curtos; suas folhas são verde-claras e têm três folhetos; Suas flores têm entre 5 e 15 pétalas, segundo a subespécie.
A parte comestível é um éter branco, rosa ou vermelho. É formado por um espessamento da base da flor, sobre o qual se distribuem "pepitas", que não são sementes, mas pequenas nozes (aquênios).
Esse etérico, para fins gastronômicos, é um fruto pequeno, com casca muito fina e pálida, que quando maduro tende a ter uma cor rosada muito fraca, preservando a cor branca no interior, ao lado de um perfume fino, herbáceo, que o torna Muito bom e delicado na boca.
Habita ao longo da costa chilena e na Patagônia; no Chile, cresce da região de Maule até a região de Aysén, incluindo o arquipélago de Chiloé, e é distribuído do nível do mar até 1850 m de altitude, em clima temperado mediterrâneo e chuvoso, embora também se adapte a outros climas.
Esta espécie foi introduzida com sucesso no Equador e no Peru durante o século XVI. Não foi até o início do século XVIII que alguns exemplares desta espécie foram levados para a Europa.1 Dados disponíveis para a América do Sul indicam que a dispersão da espécie Fragaria chiloensis foi feita a partir do Chile a partir da chegada dos espanhóis.
É considerada uma planta nativa do Chile e da costa do Pacífico na América. A espécie também é encontrada na costa oeste dos Estados Unidos e no Havaí.