Motor à Combustão

Motor à Combustão


Motor à Combustão

Motor à combustão
Um motor é um dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecânica, de forma a impelir movimento a uma máquina ou veículo.

O termo Motor, no contexto da Fisiologia, pode se referir aos músculos e a habilidade de movimento muscular, como em Coordenação Motora.

No contexto da Informática, o termo Motor é muito utilizado em denominações de várias tecnologias computacionais – Como em “Motor de busca”, “motor de jogos”, entre outros.

Motores
Desde os primórdios, a humanidade utiliza fontes motoras para obter trabalho. Os primeiros motores utilizavam força humana, tração animal, correntes de água, o vento, e o vapor.

Tração animal
Por muitos séculos a tração animal foi a única fonte de força utilizada para realizar trabalho (o próprio homem, gado, cavalo, camelo, cães, etc.).

A força humana foi utilizada pelas primeiras máquinas simples criadas pelo homem, tais como alavancas, esteiras, cordas e polias. A partir destes dispositivos surgiram os primeiros guindastes e moinhos de produtos rurais. A tração animal foi muito utilizada em engenhos e em veículos para o transporte de cargas mais pesadas. Cavalos e Bois são os animais mais comuns neste método.

Com o desenvovimento das sociedades, tornou-se imperiosa a busca por novas fontes motoras.

A água
A água é amplamente utilizada como fonte de energia até hoje. Nos tempos antigos, um Moinho de água utilizava a correnteza de um rio para impelir força a um engenho. Com o avanço da tecnologia, as rodas eram impulsionadas pela corrente da água canalizada por aquedutos a partir de uma barragem, somente impulsionada pela gravidade.

O vento
A grande revolução tecnológica da antigüidade foi o emprego do vento como motor. a invenção da vela propiciou um grande avanço nos transportes (veleiros) e nas indústrias com o uso dos (moinhos de vento).

Máquina a vapor
Na idade moderna um novo salto tecnológico impulsionou a revolução industrial. O advento da máquina a vapor utilizada primeiramente em minas para bombeamento e posteriormente no transporte marcou definitivamente o modo de vida e delineou a sociedade moderna.

Motor a explosão
A invenção dos motores a explosão marcam até nossos dias o maior avanço no setor de transportes. Existem muitos tipos de motor a explosão que utilizam combustíveis líquidos ou gasosos.

A teoria fundamental dos motores à combustão interna de dois tempos foi estabelecida por Nicolas Léonard Sadi Carnot (França, 1824), enquanto a patente pelo primeiro motor à combustão interna a vapor foi desenvolvida por Samuel Morey (Estados Unidos, 1826).

Em 1867, Nicolaus Otto desenvolveu o primeiro motor atmosférico. Logo após, unindo esforços com Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, desenvolveram o primeiro motor quatro tempos. Em 1896, Karl Benz patenteara o primeiro motor boxer, com cilindros opostos horizontalmente.

O engenheiro alemão Rudolf Diesel patenteou um motor à combustão de elevada eficiência, demonstrando em 1900, um motor movido a óleo de amendoim, cuja tecnologia leva seu nome até hoje.

Os motores à combustão interna foram convencionados a serem utilizados em automóveis devido as suas ótimas características, como a flexibilidade para rodar em diversas velocidades, potência satisfatória para propulsão de diversos tipos de veículos, e poderia ter seus custos reduzidos para produção em massa.

Na primeira metade do século XX, como forma de elevar a potência e a performance dos veículos, houve muitos aprimoramentos em relação ao desenho, número e disposição dos cilindros. Logo surgiram motores de 4 a 12 cilindros (ou até mais), sendo motores com cilindros em linha ou em V, de diferentes capacidades.

Atualmente, com a grande preocupação com o meio ambiente a escassez do petróleo, novas tecnologias são aplicadas aos motores, visando obter maior rendimento a tornar os veículos mais econômicos e menos poluentes.

Ex: Motor a diesel, Motor Wankel, Motor de combustão interna

Dentro destes, temos os motores flexiveis em combustível (álcool e gasolina).

Motor Radial
O motor radial é uma configuração dos motores a explosão onde os pistões estão dispostos em torno de um ponto central de onde sai um eixo. É muito utilizado para mover as pesadas hélices dos aviões.

Motor a ar comprimido
Motor que obtem trabalho à partir da energia interna de uma gás.

Motor elétrico
Paralelo ao motor a explosão, o grande avanço na indústria deve-se ao motor elétrico.

Motor a jato
Motor a jato é qualquer motor que acelera e expele um jato de fluído a altas velocidades para gerar empuxo de acordo com a 3ª Lei de Newton. O exemplo mais típico dessa categória é o motor que impulsiona um foguete.

Motor hibrido
Motor fotoelectrico
É um motor que acaba por usar a energia solar. Um veículo movimentado com este motor, o Nuna 2, atingiu os 170 Km/h.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem