Zarya | Módulo da Estação Espacial Internacional
Zarya (nascente, em russo) é um dos módulos que compõe a Estação Espacial Internacional. Foi o primeiro componente da estação a ser enviado ao espaço, em 20 de novembro de 1998. Um foguete russo Próton enviou o módulo através da base de Baikonur, no Cazaquistão.
O módulo também é conhecido como Bloco Funcional de Carga (FGB é a sigla em russo). Sua função é armazenar a energia elétrica que é consumida pela estação, convertida por um sistema interno e coletada através de painéis solares, que captam a energia solar. Também possui a função de depósito de equipamentos e reservatório de combustível. O Módulo de Serviço (Service Module) também possui algumas características do Zarya.
O Zarya é um enorme cilindro superior a 4 metros de diâmetro e 12 metros de comprimento. Sua característica externa é muito semelhante a dois módulos da estação espacial Mir. Inicialmente o módulo ficou numa órbita elíptica baixa, entre 200 a 300 km de distância da Terra. Posteriormente, os propulsores do Zarya o levaram a órbita definitva, de 350 km.
Nos primeiros meses em órbita, o Zarya foi responsável pela comunicação, estabilização e propulsão da estação. Apesar de ter sido construído na Rússia pela empresa Khrunitchev, o Zarya foi financiado pelos Estados Unidos, com subcontratação da empresa americana Boeing. Boa parte do valor total do módulo (US$ 250 milhões) foram pagos pelos EUA, para cobrir as despesas e concluir a construção do componente, que sofreu atraso devido às dificuldades econômicas da agência espacial russa.
www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org