Felinos | Felidae
Os Felinos (Felidae) é uma família de mamíferos da ordem Carnivora, conhecida coloquialmente como gatos, e constitui um clado. Um membro desta família também é chamado de felídeo. O termo "gato" refere-se tanto aos felídeos em geral quanto especificamente ao gato doméstico (Felis catus).
As espécies Felidae exibem o padrão de pele mais diverso de todos os carnívoros terrestres. Os gatos têm garras retráteis, corpos musculares delgados e fortes membros anteriores flexíveis. Seus dentes e músculos faciais permitem uma mordida poderosa. Todos são carnívoros obrigatórios, e a maioria são predadores solitários emboscando ou perseguindo suas presas. Gatos selvagens ocorrem na África, Europa, Ásia e Américas. Algumas espécies de gatos selvagens são adaptadas aos habitats florestais, outras a ambientes áridos e algumas também a áreas úmidas e terrenos montanhosos. Seus padrões de atividade variam de noturnos e crepusculares a diurnos, dependendo das espécies de presas preferidas.
Reginald Innes Pocock dividiu os Felídeos existentes em três subfamílias: Pantherinae, Felinae e Acinonychinae, diferindo entre si pela ossificação do aparelho hióide e pelas bainhas cutâneas que protegem suas garras. Este conceito foi revisado após desenvolvimentos em biologia molecular e técnicas para análise de dados morfológicos. Hoje, os Felídeos vivos estão divididos em duas subfamílias: os Pantherinae e Felinae, com os Acinonychinae incluídos no último. Pantherinae inclui cinco espécies de Panthera e duas de Neofelis, enquanto Felinae inclui as outras 34 espécies em dez gêneros.
Os primeiros gatos surgiram durante o Oligoceno cerca de 25 milhões de anos atrás, com o aparecimento de Proailurus e Pseudaelurus. O último complexo de espécies era ancestral de duas linhas principais de felídeos: os gatos nas subfamílias existentes e um grupo de gatos extintos da subfamília Machairodontinae, que inclui os gatos com dentes de sabre, como o Smilodon. Os "gatos falsos com dentes de sabre", Barbourofelidae e Nimravidae, não são gatos verdadeiros, mas estão intimamente relacionados. Juntamente com os Felidae, Viverridae, hienas e mangustos, eles constituem o Feliformia.