Guepardo ou Chita (Acinonyx jubatus)
O Guepardo ou Chita (Acinonyx jubatus) é um gato grande da subfamília Felinae que ocorre no norte, sul e leste da África, e em algumas localidades no Irã. Habita uma variedade de habitats principalmente áridos, como florestas secas, matagais e savanas. A espécie está na lista vermelha da IUCN como vulnerável, pois sofreu um declínio substancial em sua faixa histórica no século 20 devido à perda de habitat, caça furtiva pelo comércio ilegal de animais de estimação e conflito com seres humanos. Até 2016, a população global de chitas foi estimada em aproximadamente 7.100 indivíduos na natureza. Vários países africanos adotaram medidas para melhorar as medidas de conservação das chitas.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Subordem: Feliformia
Família: Felidae
Subfamília: Felinae
Gênero: Acinonyx
Espécie: A. jubatus
A chita foi formalmente descrita por Johann Christian Daniel von Schreber em 1775 e é o único membro existente do gênero Acinonyx. Seu pêlo branco amarelado ou acinzentado a acinzentado é coberto uniformemente com quase 2.000 manchas pretas sólidas. Seu corpo é esbelto, com uma pequena cabeça arredondada, estrias pretas parecidas com lágrimas no rosto, peito profundo, longas pernas finas e cauda longa e manchada. Atinge 70–90 cm (28–35 pol) no ombro e pesa 21–72 kg (46–159 lb).
A chita cria durante todo o ano e é um ovulador induzido. A gestação dura quase três meses, resultando em uma ninhada de três a cinco, em casos raros de até oito filhotes. Eles são desmamados aos seis meses de idade. Depois que os irmãos se tornam independentes da mãe, eles geralmente ficam juntos por algum tempo. É ativo principalmente durante o dia, com a caça como principal atividade. É um carnívoro e caça principalmente contra antílopes. Ele persegue sua presa a uma distância de 100 a 300 m (330 a 980 pés), carrega em direção a ela e a mata, tropeçando durante a perseguição e mordendo a garganta para sufocá-la até a morte. As chitas fêmeas são solitárias ou vivem com seus filhotes em áreas domésticas. Os homens adultos são sociáveis, apesar de sua territorialidade, formando grupos chamados coalizões.
Os guepardos africanos podem conseguir caçadas bem-sucedidas apenas a uma velocidade de 64 km / h (40 mph) enquanto caçam devido à sua capacidade excepcional de acelerar; mas são capazes de acelerar até 112 km / h (70 mph) em distâncias curtas de 100 m (330 pés). É, portanto, o animal terrestre mais rápido. Por causa de suas proezas na caça, o guepardo foi domado no início do século 16 aC no Egito para matar caça em caçadas. Chitas têm sido amplamente descritas em arte, literatura, publicidade e animação.